Comboio para levar transformador gigante até parque eólico na PB precisa de quatro caminhões e até 2.000 cv somados para fazer o trabalho O transporte de um transformador gigante entre o Porto de Suape (PE) e um parque eólico no município de Nova Palmeira (PB) tem dado o que falar. Com 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura, 4,5 metros de altura e 250 toneladas de peso, o “supertransformador” demandou uma operação especial que está levando semanas e ainda segue em curso, envolvendo dezenas de profissionais e uma escolta com 50 policiais rodoviários.
No total, o deslocamento será de pouco mais de 400 km, passando pelas rodovias BR-101, BR-230 e PB-177. A previsão inicial era de que a chegada ocorresse em 22 de março, mas, devido à complexidade do transporte, o processo atrasou e a expectativa é que o transformador só encontre o destino final no início da próxima semana. Restam 43 km.
Trajeto feito pela carreta que transporta transformador até a Paraíba levaria cerca de 6 horas de carro. Com a “supercarreta”, será de quase três semanas
Reprodução/Google Maps
A “aventura” do transformador gigante pelas estradas nordestinas começou a dar o que falar nas redes sociais quando moradores de cidades pernambucanas que margeiam a BR-101 passaram a promover festas e churrascos à beira da estrada, a fim de saudar e acompanhar a passagem da carreta. Afinal, como o comboio trafega a uma velocidade média de apenas 7 km/h, com diversas paradas a fim de estudar obstáculos como curvas, viadutos e pontes, é impossível que não chame a atenção por onde passa.
Transformador veio da China
O “supertransformador” foi produzido na China e está sendo transportado pela CET Brazil, empresa responsável pela construção da usina de energia eólica no interior paraibano. Os materiais para transporte de carga superpesada são fornecidos por outra empresa, a Saraiva. O comboio tem ao todo 113,7 metros de comprimento, 6,90 m de largura e 5,25 m de altura. É formado por três ou quatro caminhões, a depender do trecho, mais duas linhas de eixo ou módulos hidráulicos, responsáveis por puxar o transformador, preso a uma viga modular hidráulica.
No total, o comboio pesa 600 toneladas, incluindo a carga. Como um único caminhão jamais seria capaz de fazer o trabalho duro sozinho, foi necessário criar um “cordão” com três ou quatro veículos puxando a carreta de uma vez: fazem parte do trabalho um Volvo FH 540, um ou dois FH 480 – todos de eixo triplo, com tração 6×4 – e um FM 480 de quatro eixos e tração 8×4.
Carreta é formada por três ou quadro caminhões, duas linhas com 22 eixos cada mais a viga que mantém o transformador gigante suspenso
Divulgação/Saraiva
O número de cada sigla representa a potência em cavalo-vapor. Assim, com quatro cavalos montados, configuração usada em trechos de subida, temos 1.980 cv de potência e cerca de 1.000 kgfm de torque combinados. O câmbio de cada veículo é sempre automatizado de 12 marchas. Em áreas planas ou de declive, são usados apenas três caminhões, chegando a uma especificação de cerca de 1.500 cv e 750 kgfm.
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Mesmo com tanta força, é preciso manter os caminhões rebocados entre si para que seja possível deslocar o aparato completo. As duas linhas de eixo são formadas por módulos de quatro ou seis eixos cada, que totalizam 22 eixos por linha. Todos são esterçantes e dotados de oito pneus cada, totalizando 352 pneus. Acima das linhas fica a viga suspensa onde o transformador está preso.
Se somarmos o número de eixos das linhas mais os dos caminhões, chegamos a um máximo de 57 eixos na configuração com os quatro cavalos montados. No vídeo abaixo, podemos ver bem o comboio em ação:
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Nesta fase final de comboio, o deslocamento tem sido feito prioritariamente de madrugada, para não atrapalhar o trânsito . E como a estrada no interior paraibano é menor, apenas uma das linhas de eixo será mantida, com o transformador apoiado diretamente por cima. Com isso, a carreta ficará menor e poderá passar por trechos mais estreitos.
E se a aventura está acabando, o povo das regiões por onde a carreta do transformador gigante pode ficar tranquilo: entre os meses de abril e maio, outro supetransformador igualzinho vai chegar da China em Suape para ser levado ao mesmo parque eólico. O churrasco, a diversão e os memes, aparentemente, estarão garantidos.
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O comboio do transformador gigante em números:
Três ou quatro caminhões puxadores, a depender do trecho
Duas linhas de eixo com 22 eixos esterçantes cada, mais uma viga para suspender o transformador
Até 2.000 cv de potência e 1.000 kgfm de torque combinados (com os quatro caminhões montados)
113,7 metros de comprimento máximo, 6,90 m de largura e 5,25 m de altura
Peso total de 600 toneladas, incluindo a carga
Carga: um transformador de 11,2 m de comprimento, 4,2 m de largura, 4,5 m de altura e 250 toneladas de peso.
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