Triunfo em casa foi o primeiro de cinco na temporada de 1993 da Fórmula 1 Há quase 30 anos o Brasil assistia ao vivo o acidente que culminou na morte de Ayrton Senna, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994, disputado em Ímola (Itália). O piloto corria pela Williams. No ano anterior, entretanto, o tricampeão competia com o carro de outra equipe inglesa, a McLaren, conquistando cinco vitórias na temporada de 1993 da Fórmula”, a pole position que o piloto fez quase sem gasolina no GP da Austrália. Interlagos, realizado em 28 de março daquele ano.
Saiba-mais taboola
O primeiro lugar aconteceu durante a centésima corrida de Senna pela McLaren na categoria. Em clima de chuva, a conquista chegou não sem antes o piloto receber punição por ter feito uma manobra considerada arriscada durante a prova, além da perda de mais de dez segundos nos boxes.
Senna largou em terceiro lugar e ganhou posições na pista e com o abandono de Alain Prost
Getty Images
Apesar de largar em terceiro lugar, atrás de Alain Prost e Damon Hill, ambos da Williams, o brasileiro aproveitou o abandono de Prost, que bateu no retardatário Christian Fittipaldi quando a chuva apertou, ultrapassou Hill quando a pista secou e se consagrou o campeão da etapa. Ao fim da corrida, Senna foi recepcionado pelo público, que invadiu a pista para comemorar a vitória.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Chuva beneficiou Ayrton Senna no Grande Prêmio do Brasil de 1993
Paul-Henri Cahier/Getty Images
Por conta das condições climáticas, o saldo da corrida incluiu pelo menos uma dezena de acidentes – um deles envolvendo Alain Prost, que liderava desde a largada. Outro destaque da etapa foi a re-estreia de um Pace Car na Fórmula 1, que não era usado havia 20 anos e ficou na pista por oito voltas.
Com motor V8 da Ford e 685 cv de potência, conjunto mecânico que acompanhou o piloto durante toda a temporada, o McLaren MP4/8 era considerado inferior em potência aos modelos adversários da Williams e da Benetton, que no GP do Brasil usava uma especificação mais moderna do Ford com oito cilindros.
Não é à toa que, após liderar três das seis primeiras corridas da temporada de 1993, e ter desempenho surpreendente, Senna ficou durante oito corridas seguidas sem conquistar posição no pódio, o período sem vitórias mais longo de sua trajetória na McLaren. Isso porque a performance do carro já não era páreo aos oponentes.
McLaren MP4/8A pilotada por Senna no GP do Brasil em 1993
Bonhams
A vitória de 1993, em São Paulo, foi a primeira de cinco que o piloto conquistou naquela temporada, sendo os outros triunfos registrados nos GPs da Europa, de Mônaco, do Japão e da Austrália. Apesar de não ser a temporada em que o brasileiro acumulou mais triunfos (em 1988 foi campeão mundial ao conquistar o primeiro lugar em oito etapas), Senna foi o vice-campeão naquele ano.
56 fatos sobre Ayrton Senna na Fórmula 1
McLaren do 1º título de Senna vira kit Lego para homenagear piloto
Fórmula 1: quantos pilotos brasileiros já correram?
Veja 5 tecnologias que surgiram na Fórmula 1 e hoje estão no seu carro
Além disso, muitos consideram a última temporada do tricampeão com a McLaren como uma das melhores ou até a melhor de sua carreira, justamente pelas histórias por trás de suas vitórias, como o triunfo após ultrapassar cinco pilotos na primeira volta do GP da Europa, em Donington, naquela que é considerada por muitos a “melhor volta da história da Fórmula 1”, ou a pole position que o piloto fez quase sem gasolina no GP da Austrália.
Vale ressaltar ainda, que a conquista do primeiro lugar na etapa de Adelaide, na Oceania, foi a última da vida de Senna, já que o piloto morreu em maio do ano seguinte.
Senna conquistou sua última vitória na F1 em 1993, com a McLaren
Divulgação
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More