Hyundai prepara maior ofensiva de lançamentos desde que chegou ao Brasil como fabricante, em 2012 A Hyundai é um fenômeno no Brasil. Em pouco mais de uma década, passou de marca que vendia bons carros médios importados a uma das maiores fabricantes do país. Agora, se prepara para a maior renovação de produtos de sua (ainda curta) história em nosso mercado. E essa revolução passa pelo segmento de SUVs de entrada. Os coreanos preparam um modelo que vai substituir — ao menos nas linhas de produção de Piracicaba (SP) — o HB20S.
Estamos falando de um rival de peso para Kardian, Pulse e companhia. E que também vai matar o Creta Action, versão da primeira geração do SUV que ainda é vendida aqui.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Certo é que o novo SUV não será nem o Exter nem o Venue, opções oferecidas pela Hyundai em países como a Índia. A criação inédita até pode chegar a outros mercados, mas está sendo desenvolvida especialmente para o Brasil.
Até no desenho o futuro lançamento vai se diferenciar. Para isso, beberá da fonte de design do novo Kona — ou seja, conjunto óptico dividido em duas peças, tanto na frente como atrás.
Caixas de roda com apliques generosos marcam a lateral do novo SUV da Hyundai
Projeção: João Kleber Amaral
Ainda assim, as formas gerais da carroceria do novo Hyundai são muito mais parecidas com as de modelos conhecidos pela robustez, como o novo Renault Duster que não temos no Brasil: capô elevado, caixas de roda pronunciadas e vincos nas portas farão dele o mais SUV dos modelos derivados dos hatches pequenos.
O porte também deve intimidar os concorrentes. Medidas preliminares apontam 4,20 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos e 1,60 m de altura. Como referência, o Volkswagen Nivus tem 1,53 m. E já que citamos o rival, o porta-malas deve ficar com capacidade próxima aos 415 l do SUV cupê da marca alemã.
Initial plugin text
Por ocupar uma faixa de preços mais restrita, entre R$ 120 mil e R$ 150 mil, o novo SUV da Hyundai vai oferecer apenas uma motorização. Trata-se de um conjunto formado por um propulsor de 1 litro turbo de três cilindros flex, assim como o dos rivais. É o mesmo que já equipa HB20 e Creta. São 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque. A única opção de câmbio é o automático de seis marchas. Dois possíveis nomes para ele são Elexio e Leonis.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More