Evento terá test-drive indoor, experiências inspiradas em famosa feira americana e até a presença de fornecedores Depois da confirmação do retorno após hiato de sete anos, o Salão do Automóvel 2025 começa a ganhar contornos. Pelo menos 14 marcas já têm interesse em fazer parte do evento, que será realizado entre os dias 22 de novembro e 1° de dezembro de 2025, no Pavilhão do Anhembi, em Sâo Paulo. Autoesporte também apurou que, pela primeira vez, a exposição terá patrocinadores máster fora do setor.
Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, as 14 marcas interessadas fazem parte das companhias que compõem a entidade. Ele evitou, porém, citar nomes. Para completar, o executivo garantiu que começará a conversar ainda neste mês com montadoras de fora do órgão. As chinesas BYD e GWM, por exemplo, integram esse grupo.
Autoesporte também descobriu por outras fontes que a organização do Salão do Automóvel pretende oferecer estandes de 500 m² para marcas associadas à Anfavea ou que tenham fábricas instaladas no Brasil (o caso de BYD e GWM). Já as empresas que operam apenas por importação terão 300 m² para a exposição dos veículos.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Leite também fez questão de destacar que algumas empresas já procuraram a organização a fim de ocupar uma das quatro vagas de patrocínio máster do Salão do Automóvel 2025. Fontes acrescentaram que, entre as favoritas, temos instituições financeiras e grupos do segmento de telecomunicações. Bom frisar que companhias do setor não poderão preencher tais cotas.
O presidente da Anfavea disse ainda à reportagem de Autoesporte que fornecedores terão participação garantida no salão. Haverá ainda novas experiências imersivas com ênfase em segurança e conectividade, aos moldes da CES. Leite, inclusive, afirmou que visitará a feira de tecnologia que ocorre em janeiro na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, para fins de pesquisa.
Modelo do carro voador da Bell na CES
Divulgação
O Salão do Automóvel 2025 tem outra promessa que, a depender dos envolvidos, deve se concretizar. A possibilidade de fechar negócios durante o evento é algo desejado tanto por montadoras, representadas pela Anfavea, quanto por concessionários, na figura da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Lula cobra volta do Salão do Automóvel e Anfavea responde: “Vai acontecer”
A parte comercial, segundo Márcio de Lima Leite, ainda não foi devidamente amarrada, mas as conversas entre as partes seguem a pleno vapor. “Estamos negociando com a Fenabrave, que é uma grande parceira. Por enquanto, como comentei, ofereceremos experiências com os veículos aos participantes, para que tenham acesso aos modelos. O Anhembi permite isso”, salientou.
Test-drive indoor e carro voador no Salão do Automóvel 2025
Por falar em test-drives, teremos área indoor para as experiências. O espaço, torcem interlocutores, servirá para que clientes tenham acesso aos veículos e fechem negócios de modo rápido e eficiente.
A organização conversa ainda com possíveis parceiros para oferecer espetáculos distintos. Uma dessas empresas é a Embraer. A ideia é que a companhia, por meio de sua subsidiária, a Eve Air Mobility, leve ao evento ações com carros voadores (eVTOLs).
Projeção mostra o eVTOL da Embraer em ação;
Divulgação
Esse tipo de parceria é vista de maneira estratégica. Garante à mostra elementos curiosos, diferenciais similares aos da CES, sem comprometer o orçamento das montadoras – que poderiam evitar ações grandiosas e contratações de “embaixadores de marca de última hora”.
A Anfavea espera que cerca de 1 milhão de pessoas visitem o Salão do Automóvel 2025. A viabilização do evento é um “sonho” de Lima Leite, que, além de atual presidente da Anfavea, é vice-presidente sênior de relações institucionais e jurídico da Stellantis América do Sul. A vontade é compartilhada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que se recupera de procedimento cirúrgico.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More