Segmento de veículos movidos a energia elétrica subiu quase 200% em comparação com o ano anterior Um mercado que ainda engatinha, mas vem crescendo no Brasil nos últimos tempos é o de carros elétricos. Apesar de ainda representarem uma parcela ínfima no universo total de automóveis vendidos no país, seus emplacamentos cresceram espantosos 197% no ano passado quando comparado a 2021. Foram 8.458 unidades emplacadas, contra 2.851 no ano anterior.
O que ajuda a explicar esse fenômeno é o fato de as fabricantes estarem apostando fortemente nessa categoria, especialmente no exterior – onde as exigências para redução de emissões são mais rígidas -, o que acaba resvalando no Brasil. Dessa forma, a oferta de veículos aumenta, com opções para gostos e bolsos bem diferentes, mesmo que seja um segmento ainda distante para a maioria da população, já que o elétrico mais barato por aqui custa R$ 145.990.
Veja também
Além disso, a infraestrutura de recarga no país vem melhorando – apesar de ainda estar longe da ideal – e, com a profusão de modelos movidos a eletricidade, os consumidores também passaram a se interessar pelo assunto e conhecer as novas tecnologias disponíveis, que não prejudicam (tanto) o meio ambiente.
Confira quais foram os carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2022:
1 – Volvo XC40 Recharge – 1.914 unidades
XC40 Recharge foi o elétrico mais vendido do Brasil em 2022
Renato Durães
Disparado na primeira posição está o Volvo XC40 Recharge, o SUV elétrico que parece ter caído nas graças dos brasileiros. No ano passado, 1.914 unidades do modelo sueco foram emplacadas, o que representa 22,6% de todo o segmento.
O XC40 é oferecido em versão com um motor, que entrega 231 cv, tem 231 km de autonomia e parte de R$ 329.950, ou com dois motores, que geram 408 cv, fornecem alcance de 305 km e custa R$ 399.950.
2 – Caoa Chery iCar – 782 unidades
Caoa Chery iCar é o único elétrico da marca no Brasil
Divulgação
Na segunda colocação, com 782 emplacamentos, está o charmoso subcompacto chinês. Com 3,20 metros de comprimento, é o menor carro à vendas no país, mas traz mais tecnologia que muitos modelos maiores por aí.
Equipado com motor elétrico que rende 61 cv e 15,3 kgfm, o iCar tem autonomia de 282 km e custa R$ 149.990.
3 – JAC E-JS1 – 609 unidades
JAC E-JS1 é o modelo elétrico mais barato atualmente vendido no mercado brasileiro
Renato Durães
O elétrico mais barato do Brasil (R$ 145.990) completa o pódio dos mais vendidos, com 609 unidades. O E-JS1 é o primeiro carro desenvolvido pela joint-venture entre Volkswagen e JAC na China, o que lhe conferiu um status quase de up! elétrico, se pensarmos em dimensões e dinâmica de direção.
Segundo a fabricante, sua autonomia chega a 302 km (no ciclo NEDC, mais “otimista” que o WLTP) e o motor elétrico de 62 cv e 15,3 kgfm é capaz de empurrar o compacto aos 100 km/h em 10,7 segundos.
4 – Renault Kwid E-Tech – 594 unidades
Renault Kwid E-Tech foi lançado em abril do ano passado
Marcelo Machado de Melo/Renault
Um carrinho bem conhecido dos brasileiros recebeu uma versão elétrica (chamada E-Tech) em 2022 e já aparece no top 5 da categoria, com 594 emplacamentos: o Renault Kwid.
Se na versão a combustão ele é o modelo mais barato do país, entre os movidos a bateria ele ocupa a segunda posição, custando apenas R$ 1.000 a mais que o JAC: R$ 146.990. Seu motor rende 65 cv e 11,5 kgfm e o alcance na cidade chega a 298 km.
5 – Volvo C40 Recharge – 584 unidades
Volvo C40 é oferecido no Brasil em versão única
Divulgação
Fechando a lista está o “irmão” do primeiro colocado, o Volvo C40 Recharge, com 584 unidades emplacadas. A diferença fundamental entre ele e o XC40 é a traseira, já que o C40 tem estilo cupê, com caída de teto mais acentuada, o que lhe confere 1,5 cm a mais no comprimento (4,44 metros), mas 39 litros a menos de capacidade no porta-malas (413 litros).
A mecânica é a mesma da versão de dois motores do XC40: são 408 cv de potência e 67,3 kgfm de torque. Porém, devido à carroceria mais aerodinâmica, o SUV cupê acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, 0,2 segundo mais rápido que o “irmão”.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More