O trânsito faz parte do nosso cotidiano e é um reflexo da sociedade em que vivemos. Por isso, a educação no trânsito é essencial para a construção de um ambiente mais seguro, humano, civilizado e respeitoso.
Só no Espírito Santo, em 2024, segundo matéria publicada no jornal A Tribuna, de dezembro de 2024, 8 mil novos veículos são inseridos no trânsito capixaba a cada mês. Isso faz com que a disputa por espaço fique cada vez mais acirrada. Por isto a educação é tão relevante.
Trata-se de um esforço coletivo que começa na infância e se estende por toda a vida, envolvendo motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas e gestores públicos. E nós do Grupo Sentinela fazemos parte deste esforço.
Veja como você pode contribuir para que o trânsito fique ainda melhor.
Os mais antigos devem se lembrar de um desenho do Pateta que se transformava atrás de um volante e no trânsito caótico. Infelizmente, essa é a realidade de muitos motoristas. E a situação piora, pois esse mau exemplo pode ser facilmente copiado pelos filhos. Daí, a importância do motorista ficar atento aos seus comportamentos no trânsito.
Nesse quesito, vemos como essencial a conscientização dos novos condutores, mas também dos motoristas mais experientes.
Algumas iniciativas têm colaborado, como a Escola Pública de Trânsito (Detran) e o Programa Nacional de Trânsito (DNIT), porém precisamos repensar o nosso modo de dirigir, pilotar e ser pedestre.
Assim como as empresas implantam suas culturas no ambiente corporativo, podem colaborar com ações educativas junto a equipe, a fim de reduzir acidentes e promover boas práticas.
Devemos lembrar que o afastamento de um colaborador por acidente de trânsito, tem um custo alto e todos pagam a conta.
Nesse quesito, vale saliente a necessidade da empresa adotar seguros em seus veículos, incluindo danos a terceiros.
Ainda dentro desse contexto apoiar movimentos como o Maio Amarelo, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. A organização realiza blitz educativas, palestras e campanhas online que envolvem poder público e sociedade civil.
É no cotidiano de pequenas, médias e grandes cidades que vemos como a educação faz no trânsito faz a diferença para todos. Um exemplo conhecido do capixaba está no bairro Jardim da Penha, em Vitória.
Há alguns anos foi feita uma intensa campanha para que os motoristas parassem na faixa, dando preferência ao pedestre – aliás, como está no Código de Trânsito Brasileiro. Os resultados foram surpreendentes e continuam ainda hoje.
Do outro lado, devemos lembrar que cabe ao pedestre – e somos todos nós, a partir do momento que não estamos na direção ou sendo carona – seguir as regras de trânsito.
– Se há um semáforo, só atravesse quando estiver fechado para os carros.
– Se há faixa de pedestre ou passarela, atravesse ali.
– Bicicletas, ciclomotores também devem seguir as regras de trânsito, inclusive usando a ciclofaixa.
Não é difícil, o que precisamos é lembrar que somos pessoas e responsáveis por nossos atos no trânsito. O maior desafio é o motorista – especialmente quando há diversos vícios de direção – aceitar ser educado.
E esses vícios se referem a:
– Dirigir com braço do lado de fora do veículo e muitas vezes com uma única mão no volante.
– Falar ao celular, enquanto está na direção.
– Carregar crianças e animais, sem cinto ou cadeiras apropriadas.
– E o que é mais assustador: uso de bebida alcoólica e drogas.
Há muitos outros que não vamos nem citar. Porém, lembre-se que mesmo tendo seguro automotivo, caso esteja cometendo essas infrações e aconteça um acidente, pode não receber a indenização.
Sabe-se que nos lugares onde as campanhas de trânsito são mais intensas e as multas mais pesadas, tem-se uma redução significativa de acidentes com fatalidades e ferimentos graves.
E quem mais ganha com isso? Nós. Os gastos do Estado com saúde pública, aposentadoria por invalidez e até mesmo o valor dos seguros são menores.
A educação no trânsito começa com cada um de nós. Respeitar regras, praticar empatia e adotar a direção defensiva são passos simples que salvam vidas.
Quer fazer parte dessa transformação? Participe de campanhas locais, incentive boas práticas em sua comunidade e compartilhe informações sobre segurança no trânsito.
O Grupo Sentinela acredita que juntos podemos construir um trânsito mais humano e seguro para todos!