Participação cruzada mínima das fabricantes será reduzida de 15% para 10%; Nissan vai deixar joint-venture para desenvolvimento de carros elétricos Renault e Nissan anunciaram nesta segunda-feira (31) mais mudanças no modelo de aliança entre as empresas. A principal alteração é a redução na participação mínima que as duas fabricantes devem ter uma na outra, prática também conhecida como participação cruzada.
r de agora, a participação cruzada mínima entre as empresas será de 10%. Até então, a porcentagem que cada uma deveria ter da outra era de 15%. O objetivo, ainda que nada tenha sido dito a respeito no comunicado, é salvar a Nissan, que está mergulhada em uma crise. Após a tentativa frustrada de fusão com a Honda, os japoneses revelaram um profundo plano de lançamentos para o mundo nos próximos dois anos.
Agora, conseguem um novo arranjo no modelo de aliança com a Renault. Segundo o acordo atualizado, qualquer oferta de compra de ações deve seguir um rito. Um ponto interessante é que, se a Renault encontrar um interessado em comprar as ações da Nissan, por exemplo, essa empresa poderia ter benefício a uma primeira oferta de compra.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Além disso, a Nissan também deixou sua participação na Ampere, empresa criada em 2023 para o desenvolvimento de veículos elétricos.
Renault vai desenvolver um veículo para a Nissan com base no novo Twingo
André Schaun/Autoesporte
Parceria continua (em partes)
Ao mesmo tempo que mais um passo para o fim do casamento entre Renault e Nissan ter sido dado, as duas empresas reforçaram algumas parcerias estratégicas.
Na Índia, por exemplo, onde franceses e japoneses operam juntos por meio da joint-venture Renault Nissan Automotive India Private Ltd (RNAIPL), a Renault vai comprar os 51% de participação da Nissan e controlar de forma integral as operações.
Nissan Magnite 2024 será produzido pela Renault na Índia
Divulgação
Com isso, a RNAIPL vai continuar produzindo os carros da Nissan na Índia, incluindo o novo Nissan Magnite.
A Renault também será a responsável por desenvolver e produzir para a Nissan um novo veículo compacto com base no Twingo. Vale lembrar que, na última semana, uma nova geração do March foi confirmada, usando plataforma e muitos componentes do Renault 5.
Novo Nissan Micra foi criado usando como base o Renault 5
Divulgação/Nissan
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More