Modelo é mais equipado que a “prima” Fiat Toro e tem opção de motor turbo a gasolina Primeira picape da Ram desenvolvida e fabricada fora da América do Norte, a Rampage foi lançada em junho de 2023 para ser a porta de entrada da marca no Brasil e em outros países sul-americanos, como Argentina e Chile. O seu nome – que significa “alvoroço”, em inglês – foi herdado de uma picape compacta comercializada pela Dodge nos Estados Unidos na década de 1980.
A Ram Rampage é produzida em Goiana (PE) a partir da plataforma Small Wide Body 4×4, a mesma estrutura da “prima” Fiat Toro e dos Jeep Renegade, Compass e Commander. De acordo com a Stellantis, a caminhonete sofreu melhorias estruturais para receber novos componentes, como suspensões independentes com calibração específica, freios a disco nas rodas traseiras e o motor Hurricane 4 que equipa as configurações movidas a gasolina.
Medindo poucos centímetros a mais que a Fiat Toro, a Ram Rampage ostenta 5,03 metros de comprimento, 1,88 m de largura (sem espelhos), 1,78 m de altura (1,77 m na R/T) e 2,99 m de distância entre-eixos.
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O peso em ordem de marcha varia entre 1.906 kg (Rebel gasolina) e 1.942 kg (Laramie diesel).
Versões
Versão Rebel é a opção de entrada para a linha Rampage
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Na versão Rebel, a picape tem uma proposta visual mais voltada ao off-road. A aparência mais robusta é reforçada pelos para-choques e a grade frontal sem pintura, os pneus de uso misto com perfil mais alto e rodas de liga leve de 17 polegadas. O interior tem acabamento predominantemente na cor preta.
A Laramie tem uma pegada mais luxuosa, identificada pelo para-choque dianteiro pintado na cor da carroceria e nas rodas de aro 18” com acabamento diamantado. A versão aposta no acabamento cromado na grade com barras horizontais e no para-choque traseiro. O seu interior tem revestimento em couro bicolor para conferir uma aparência mais refinada.
Ram Rampage Laramie aposta em detalhes cromados
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Por fim, a esportiva R/T diferencia-se pelo visual com para-choque dianteiro na cor da carroceria e o traseiro pintado de preto, além de rodas de 18” e grade pintadas de preto brilhante. O interior tem acabamento combinando couro e camurça. Para honrar a sigla (Road and Track) da divisão de alto desempenho da Dodge, a configuração recebe suspensões mais firmes e sistema de escape que realça o ronco do motor Hurricane 2.0 turbo a gasolina.
Ram Rampage R/T tem bancos com camurça e inscrição com a identificação da versão
André Paixão/Autoesporte
Todas as versões são equipadas de série com sete airbags, freio de estacionamento eletrônico, faróis e lanternas full LED com acendimento automático, sensor de chuva, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres, sistema de permanência em faixa, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, ar-condicionado automático de duas zonas, bancos e volante revestidos de couro, painel digital de 10,3 polegadas, chave presencial, central multimídia de 12,3” com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução, banco do motorista com regulagem elétrica e espelhos com rebatimento elétrico.
Algumas unidades podem ser encontradas com o pacote opcional, que adiciona o sistema de som assinado pela Harman Kardon, banco do passageiro com regulagem de altura e luzes internas configuráveis.
Todas as versões da Rampage têm quadro de instrumentos digital e central multimídia de 12 polegadas
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Motorizações
Com exceção da versão R/T, a picape pode ser equipada com o motor Multijet 2.0 turbodiesel com a mesma calibração utilizada no Jeep Commander, mantendo os 170 cv de potência, mas elevando o torque de 35,7 kgfm para 38,8 kgfm.
No entanto, todas as versões podem receber o motor 2.0 turbo de quatro cilindros de 272 cv e 40,8 kgfm – recentemente, este propulsor foi estendido aos Jeep Compass e Commander.
Ram Rampage R/T só é vendida com o motor 2.0 turbo a gasolina
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Independentemente da motorização, a Ram Rampage é sempre dotada de câmbio automático de nove marchas da ZF e tração 4×4 com acionamento sob demanda e a primeira marcha atuando como reduzida. Como os demais modelos derivados da plataforma Small Wide, o sistema de tração prioriza as rodas dianteiras em condições normais de uso.
A Stellantis informa que a Ram Rampage turbodiesel acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 186 km/h.
O consumo médio, de acordo com as medições do Inmetro, é de 9,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.
Já as versões Rebel e Laramie com motor 2.0 turbo a gasolina fazem de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e alcançam velocidade final de 210 km/h. A R/T cumpre a prova em 6,9 segundos e tem velocidade máxima de 220 km/h.
O consumo da motorização mais potente é de 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada (Rebel e Laramie). A R/T “arredonda” esses números para 8 km/l em ciclo urbano e 10 km/l em trecho rodoviário.
Capacidades
Versões a gasolina da Rampage têm 750 kg de capacidade de carga
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A caçamba da Rampage tem capacidade volumétrica de 980 litros (160 litros a mais que a da Toro). O compartimento mede 1,05 m de comprimento (2,10 m com a tampa aberta), 59 centímetros de altura, 1,38 m de largura máxima e 1,05 m de largura entre as caixas de roda.
A picape é capaz de carregar 1.015 kg nas versões turbodiesel ou 750 kg nas variantes a gasolina.
Preços na Tabela Fipe
Linha 2023
Rebel 2.0 turbodiesel – R$ 217.450
Rebel Hurricane 4 – R$ 220.252
Laramie 2.0 turbodiesel – R$ 223.686
Laramie Hurricane 4 – R$ 233.585
R/T Hurricane – R$ 239.394
Linha 2024
Rebel 2.0 turbodiesel – R$ 223.225
Rebel Hurricane 4 – R$ 226.365
Laramie 2.0 turbodiesel – R$ 231.212
Laramie Hurricane 4 – R$ 242.521
R/T Hurricane – R$ 246.722
Vale a apena investir na Ram Rampage usada?
Ram Rampage é uma boa opção para quem quer fugir de SUVs
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Vale para quem quer um carro diferente dos onipresentes SUVs, mas acha que as picapes médias são grandes demais para usar na cidade. A Ram Rampage é bem equipada em qualquer versão e tem acabamento mais caprichado que a Fiat Toro. A motorização turbodiesel é ideal para quem prioriza a autonomia para rodar maiores distâncias. O 2.0 turbo a gasolina, por sua vez, agrada em cheio quem prefere desempenho, mesmo que o consumo seja penalizado.
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