Teorias apontam ao menos dois caminhos para encontrar a origem da primeira bicicleta motorizada Se você é brasileiro deve saber que quem inventou o avião foi o nosso compatriota Alberto Santos Dumont. Mas se você é norte-americano, provavelmente vai discordar e dizer que foram os irmãos Wright. Basicamente essa mesma controvérsia cerca a invenção da primeira motocicleta do mundo.
Em comum, todas as versões apontam para a mesma direção: que a moto surgiu de alguém colocando um motor em uma bicicleta, que àquela época já era bem popular. Estamos falando de 1867, antes mesmo do surgimento do automóvel.
Veja motos que não precisam de CNH para serem pilotadas
Os americanos, sempre eles, dizem que a primeira motocicleta nasceu das mãos de Sylvester Roper, nascido em 1823 em New Hampshire. Durante a Guerra Civil, Roper se interessou pela energia a vapor e instalou um motor movido a queima de carvão em uma bicicleta.
Ele instalou uma pequena caldeira de vapor vertical sob o assento, que também continha um tanque de água. A caldeira movia dois pequenos pistões que acionavam uma manivela na roda traseira.
Sylvester Roper e sua motocicleta a vapor em 1895, um ano antes de morrer em um acidente
Reprodução
Roper morreu em 1896, aos 73 anos, em um acidente com sua própria invenção, já aperfeiçoada. Segundo registros da Universidade de Houston, ele se desequilibrou quando teve uma parada cardíaca quando pilotava a motocicleta a 65 km/h.
Pouco antes, no entanto, em 1869, o francês Louis Perreaux teve a mesma ideia e adaptou um motor a vapor em uma bicicleta. Mas o barulho, a temperatura e o cheiro que essas motos embrionárias faziam não deixaram a invenção emplacar, então veio a invenção comercialmente mais aceita.
Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, engenheiros que ajudaram a criar a Mercedes-Benz, montaram a primeira motocicleta movida a gasolina. Era basicamente uma bicicleta de madeira sem pedais, mas com um propulsor de ciclo Otto com um cilindro.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Ela ficou conhecida como Daimler Reitwagen e tem uma réplica exposta no Museu das Duas Rodas, em Neckarsulm, na Alemanha. A original foi perdida em um incêndio em 1903.
O expositor conta que a invenção da dupla foi patenteada em 1885 e que pesava cerca de 60 kg. O motor movia rodas laterais que acionavam uma engrenagem invertida dentro da roda traseira. Para testes, a Reiwagen tinha rodas laterais, depois removidas.
Em novembro de 1885, o filho de Daimler, Adolf, dirigiu de Cannstatt para Untertürkheim, fazendo a primeira longa viagem em um veículo com motor movido a gasolina.
Hildebrand & Wolfmüller 1894, primeira moto feita em série do mundo
Reprodução
Produção em série
Em 1894, a também alemã Hildebrand & Wolfmüller patenteou uma invenção parecida, mas já com quadro de aço. Nasceu assim a primeira fabricante de motocicletas em série, com cerca de 200 unidades vendidas em um ano.
Em 1901, nos Estados Unidos, surgiu a Indian Motorcycles, a primeira fabricante do país fundada por George M. Hendee e Oscar Hedstrom. E o resto é história.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More