Conectar um carro em casa vai aumentar sua conta de luz. Autoesporte fez o cálculo e mostrou quanto seu bolso sente para completar as baterias de um veículo elétrico Os vilões das altas contas de luz sempre foram conhecidos. Ar-condicionado gelando o dia inteiro naqueles dias de verão, chuveiro elétrico fervendo nos gelados invernos da região Sul, máquina de secar roupa trabalhando sem parar… Agora há um novo candidato a liderar o consumo de energia de uma residência: o carro elétrico.
Essa preocupação é ainda maior, pois em setembro a Agência Nacional de Energia elétrica (Aneel) determinou que a bandeira tarifária passasse para o status de Vermelha no patamar 1. Nesse cenário são cobrados R$ 4,46 adicionais a cada 100 kWh consumidos.
A partir deste mês, a bandeira tarifária passa a ser vermelha no patamar 1, o que significa cobrança adicional de R$ 4,46 por 100 kW consumidos
Divulgação/Peugeot
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Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), entre janeiro e julho de 2024 foram vendidos no Brasil 94.616 veículos leves eletrificados. Esse é o mesmo número que o total de unidades comercializadas em 2023. E 70% são de modelos plug-in, ou seja, aqueles em que a bateria pode ser carregada por um conector externo.
Mas quanto custa a energia elétrica que carrega as baterias do veículo? Quanto seria esse custo por cada quilômetro rodado? Foi por isso que Autoesporte levantou o custo do kWh em 5 estados e usou como referência o novo BYD Yuan Pro. O SUV tem motor elétrico com 177 cv e torque de 29,5 kgfm. A tração é dianteira e a aceleração de 0 a 100 km/h leva 7,9 segundos. A velocidade máxima é de 160 km/h. A bateria tem capacidade de 45,1 kWh e a autonomia pelo método PBVE é de 250 km.
Calculadora na mão
Carregar carro elétrico em casa: conta de luz fica mais cara, mas ainda é mais barato do que abastecer um tanque de combustível
Getty Images
Para calcular os gastos de um carro a gasolina, por exemplo, é só dividir o preço do combustível pelos quilômetros percorridos ao gastar 1 litro. Assim sabemos quanto dinheiro foi literalmente queimado para chegar a um destino.
A energia elétrica requer mais contas e, por isso, aqui vamos focar nos custos da energia em si. Os tributos e encargos variam para cada município, além da bandeira vigente que já comentamos. Os valores abaixo foram feriados em setembro de 2024 para os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Pará e para o Distrito Federal.
No estado gaúcho cada kWh residencial custa R$ 0,6889, o que coloca o Rio Grande do Sul na segunda posição deste comparativo quando o critério é preço de energia mais em conta. Portanto, se o consumidor precisar carregar de 0% até 100% de bateria no Yuan Pro ele vai gastar R$ 31,07 mais encargos e taxas. E rodando a autonomia total, cada quilômetro vai custar R$ 0,12.
BYD Yuan Pro é SUV elétrico com bateria de 45,1 kWh e autonomia de 250 km
Divulgação
Em São Paulo a cada quilômetro o utilitário esportivo da BYD iria gastar os mesmos R$0,12 nos critérios de arredondamento. Como comparação, se considerarmos os 13,5 km/l que o Inmetro aferiu para o Fiat Mobi, o custo por cada quilômetro percorrido é de R$0,43. Aqui usamos como referência o preço da gasolina para o consumidor final.
No Distrito Federal cada kWh custa R$0,77. Ao jogar os números, podemos calcular que ao rodar 1.000 km pelas largas avenidas da capital o consumidor vai gastar R$138,22 mais impostos. E neste exercício não estamos levando em consideração os custos de manutenção, pois o carro elétrico tende a ter menos serviços necessários se o veículo estiver em boas condições.
Em Pernambuco o consumidor desembolsa R$0,74 para cada 1.000 metros percorridos com o Yuan Pro. Portanto, para “encher o tanque” em casa são necessários R$33,57 mais encargos. Quer entender melhor os tipos de conectores para carros elétricos? A Autoesporte explica tudo para você.
Entre os estados analisados pela nossa reportagem, São Paulo é o que cobra menos pela recarga do carro elétrico em casa
Marcos Camargo / Editora Globo
E na região Norte é preciso gastar mais dinheiro para completar a bateria de um carro elétrico. No Pará cada kWh sai por R$0,94, o que faz o preço de cada quilômetro com o BYD saltar para R$0,17. O que é ainda bem mais barato do que a gasolina que, segundo dados da Petrobras, tem preço médio de R$6,09 no Pará.
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A conclusão é que a conta de luz da residência vai aumentar, mas isso ainda é menos dinheiro do que o que um veículo convencional a combustão gasta com combustível. Por isso, sempre devemos fazer o cálculo do custo por quilômetro rodado para termos uma boa comparação. E a dica é colocar o veículo para recarregar a noite, quando o custo é menor, e aproveitar os pontos de recarga públicos que ainda não cobram pela energia elétrica.
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