Montadora está na fase final de montagem da unidade de Iracemápolis (SP); veja quando fábrica deverá ser inaugurada As idas e vindas no cronograma de início da produção de veículos da GWM foram, definitivamente, menos intensas e desgastantes que as da rival BYD — engolfada pelas obras no complexo de Camaçari (BA). No entanto, a vida da montadora não vem sendo tão fácil assim em sua empreitada na fábrica de Iracemápolis (SP).
Segundo revelou Andy Zhang, presidente da GWM para Brasil e México, a unidade deverá ser inaugurada no terceiro trimestre deste ano. “Estamos trabalhando internamente para antecipar esta data, mas, por ora, ainda não tem nada definido. Estamos discutindo com a equipe, verificando várias questões técnicas”, disse o sucessor de James Yang em entrevista para um pequeno grupo de jornalistas durante o lançamento do Tank 300.
Haval H6 será o primeiro produto local da GWM no Brasil
Divulgação
Havia a expectativa de que a GWM começasse a produzir localmente a partir de maio deste ano. No entanto, de acordo com Ricardo Bastos, diretor de relações institucionais da montadora de origem chinesa, ainda há, realmente, alguns pormenores a serem resolvidos.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
“Nesse momento, estamos instalando máquinas, numa fase final de montagem da fábrica. O processo deverá levar dois meses, no máximo”, salientou o executivo em conversa com a reportagem de Autoesporte. Bastos fez questão ainda de destacar que os primeiros protótipos começam a deixar a linha de produção ainda no mês de maio.
Teste: GWM Tank 300 quer ser o Defender por menos da metade do preço
GWM Haval H6 GT 2025 é versão com pegada mais apimentada do SUV híbrido
Leonardo Felix/Autoesporte
No entanto, é importante deixar claro ao leitor que esta é apenas uma das fases do “rito de iniciação” da fábrica da GWM no Brasil. Como Bastos enfatizou, os protótipos “não são vendáveis”; ou seja, não são veículos que serão comercializados pela montadora. Servirão, no caso, de ensaio para, num próximo momento, a fabricante dar início à produção oficial (“Start of Production”, em inglês).
Initial plugin text
Bastos comentou ainda que a data de inauguração já vem sendo discutida de modo concreto. A empresa apara, além das questões técnicas, arestas no que tange os cerimoniais. O evento, complementou o executivo, tem de contar com a presença do presidente da República, do vice-presidente, do governador de São Paulo e de outras autoridades. Alinhar estas agendas é outro dos desafios.
Fábrica da GWM no Brasil: funcionários e produtos
Atualmente, a GWM tem 300 funcionários brasileiros contratados para a sua fábrica. A expectativa é de que o número, com a fábrica já funcionando a todo o vapor, chegue a 800 no fim do ano. Para cada estágio da produção haverá um grupo de 100 a 200 técnicos chineses presentes no país a fim de capacitar a mão de obra local.
Segundo GWM, caminhonete Poer também já tem sua produção local garantida
Divulgação
Estes trabalhadores ajudarão a produzir, num primeiro momento, unidades do Haval H6. Posteriormente, a GWM começará a fazer em Iracemápolis a picape Poer. Os dois modelos, vale frisar, deverão receber no futuro sistema híbrido flex.
Vale dizer que a GWM pretendia iniciar a produção em Iracemápolis em maio do ano passado. Os planos acabaram mudando e a fabricante chinesa teve de postergar a inauguração da unidade para o segundo semestre de 2024. Depois, passou a trabalhar com prazo para o quinto mês de 2025.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More