Terceira geração da caminhonete será derivada do conceito europeu Dolce e terá plataforma do Grande Panda Autoesporte já contou que a terceira geração da Fiat Strada terá a plataforma STLA Smart Car do Grande Panda (a mesma matriz do Citroën C3) e será um produto global, vendido também em mercados como a Europa. Essa nova família de carros populares da Stellantis foi antecipada por estes quatro conceitos em fevereiro deste ano.
No caso da nova Strada, a terceira geração da picape pequena será derivada do Concept Dolce, veículo mostrado em fevereiro do ano passado na Europa. Com base nessa informação, o designer Jonathan Machado preparou uma projeção de como deve ficar o visual da versão de produção da caminhonete. Ainda será futurista e com cara de veículo elétrico, porém sem os exageros do conceito.
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Projeção da nova Fiat Strada: visual futurista e cara de veículo elétrico
Jonathan Machado
Os outros três produtos da família são o hatch Grande Panda – que virá ao Brasil, provavelmente com visual e nome diferentes –, um SUV de sete lugares derivado do Aircross (que atenderá por Giga Panda e será uma espécie de sucessor do nosso Pulse) e um SUV cupê derivado do futuro Basalt (que pode gerar a segunda geração do Fastback por aqui). Todos eles devem ser vendidos no Brasil.
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Por aqui, enquanto o hatch derivado do Grande Panda será lançado em 2026, como sucessor simultâneo de Mobi e Argo, o SUV de sete lugares e o novo Fastback ficarão, possivelmente, para entre 2027 e 2028. Todos esses modelos serão fabricados em Betim (MG), marcando a estreia da matriz STLA Smart (CMP) no complexo mineiro.
Projeção da nova Fiat Strada: terceira geração deve chegar no final da década
Jonathan Machado
Já a Strada de terceira geração deve ser o último projeto previsto no plano de R$ 30 bilhões da Stellantis no Brasil até 2030. Ou seja, chegará no final da década. Além da plataforma STLA Small, a caminhonete deve trazer na gama a motorização híbrida leve de 12V dos atuais Pulse e Fastback T200 Hybrid.
Conjuntos turbo ou aspirados sem eletrificação também devem compor as versões mais baratas, voltadas ao trabalho, apesar de a nova Strada ter jeito de “caminhonete elétrica”, a julgar pelos faróis pixelados do conceito Dolce, que inspiraram as projeções meramente ilustrativas deste artigo. Na Europa, aliás, é possível que haja versões elétricas a bateria.
Fiat Concept Dolce servirá de inspiração para a nova Strada
Divulgação
Em dimensões, a nova Strada deve crescer ligeiramente em relação à atual, que mede 4,48 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 1,59 m de altura. A picape continuará a ser vendida em uma ampla gama de versões, com opções de cabine simples estendida ou cabine dupla.
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