Eletre entrega o tipo de propulsão pelo nome manjado e chega em 2023 por mais de R$ 500 mil (mas não no Brasil) Mais uma tradicional marca de carros esportivos se rendeu ao mundo dos SUVs. A Lotus, que chegou até a ter uma divisão para participar da Fórmula 1 (primeiro sozinha, depois em parceria com a Renault), apresentou seu primeiro utilitário esportivo. E para chegar com o pé na porta, ele ainda é elétrico.
Seguindo a nomenclatura dos últimos modelos da marca, todos começando com a letra E – Exige, Elise, Evora, Esprit, só para citar alguns -, o SUV recebeu um nome que lhe caiu como uma luva: Eletre.
Lotus Eletre chega ao mercado europeu em 2023
Divulgação
E como não podia deixar de ser, a performance não foi deixada de lado. Serão três versões do modelo: Eletre, Eletre S e Eletre R. Os dois primeiros dividem o trem de força, formado por dois motores que entregam 611 cv, além de tração integral e transmissão de apenas uma marcha. O 0 a 100 km/h é cumprido em 4,5 segundos e a velocidade máxima chega a 256 km/h. Ambos podem rodar cerca de 600 km com uma carga da bateria no ciclo WLTP.
Veja também
Já o topo de linha terá câmbio de duas marchas (como o Porsche Taycan) e uma potência de impressionantes 918 cv. Leva somente 3 segundos para chegar aos 100 km/h e a máxima é de 264 km/h. A autonomia, por sua vez, é de mais de 480 km, segundo a Lotus.
Cabine tem tela de 15,1″ e sistema de som de cinema
Divulgação
O Eletre é construído na generosa plataforma modular específica para carros elétricos chamada Electric Premium Architecture. O SUV mede 5,10 metros (maior que um Land Rover Range Rover), comprimento mais próximo ao de um sedã de luxo. A fabricante não revelou o peso do veículo, mas já havia declarado anteriormente que a meta era ficar abaixo de duas toneladas, ou seja, bem menos que modelos menores, como o Audi e-tron, que chega a 2.800 kg.
Lotus Eletre
Divulgação
A lista de equipamentos traz suspensão a ar, sistema de vetorização de torque, faróis matriciais de LEDs, grade com fechamento e abertura ativos, rodas de 22 polegadas, carregador de celular por indução, bancos dianteiros com 12 posições de ajuste, ar-condicionado de quatro zonas, central multimídia com sistema operacional exclusivo da Lotus e tela de 15,1”, além de conexão para Android Auto e Apple CarPlay e sistema de áudio da Dolby Atmos com 15 alto-falantes da KEF para oferecer uma experiência de som de cinema dentro do carro.
Com 5,10 metros, SUV tem tamanho de sedã de luxo
Divulgação
Também será de série um sensor Lidar que permitirá a condução autônoma, habilitado pela Lotus apenas quando a legislação de cada mercado permitir. A montadora diz ainda que está em fase de desenvolvimento de uma tecnologia autônoma para as pistas mais famosas do mundo, incluindo Nürburgring (Alemanha).
Dessa forma, os proprietários poderão ter a sensação de dar uma volta no circuito como se um piloto profissional estivesse dirigindo, mas sem influência alguma de quem estiver atrás do volante.
Grade dianteira tem sistema de abertura e fechamento ativo
Divulgação
O Eletre será produzido na fábrica da Lotus em Wuhan, na China, e chega ao mercado europeu no ano que vem (2024 na América do Norte). Por ser uma marca britânica, o primeiro país a receber o SUV será a Inglaterra. Até o preço já foi revelado: 89.500 libras, ou cerca de R$ 546 mil na conversão direta.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More