SUV elétrico é um dos 15 modelos confirmados pela montadora para estrear por aqui até 2025 Durante evento em comemoração aos 70 anos no Brasil, a Volkswagen confirmou a venda de seu primeiro carro elétrico no país. Será o ID.4, SUV de porte médio que chegará no mercado no segundo semestre de 2023. De acordo com a fabricante, o modelo será um dos 15 lançamentos prometidos para o mercado nacional até 2025.
A Volkswagen afirma que escolheu o modelo para o Brasil com base nas pesquisas realizadas nos últimos dois anos com clientes. Vale lembrar que no final de 2021, a montadora trouxe o ID.4 e o ID.3 – hatch elétrico com porte do Golf – para participar de testes, eventos e exposições para testar a aceitação do público.
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Falando sobre o escolhido, o ID.4 é movido por um motor de 204 cv e 31,6 kgfm e instalado no eixo traseiro. A velocidade máxima é limitada em 160 km/h e o SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.
O carro é equipado com baterias com capacidade para armazenar 77 kWh e garantem autonomia de até 520 km. De acordo com a montadora, em carregadores de recarga rápida de 150 kW, as baterias recuperam 80% da carga em apenas 40 minutos.
Com 4,58 m de comprimento, o grandalhão é 12 cm maior que o Taos. Já o entre-eixos (2,77 m), a largura (1,85 m) e a altura (1,63 m) chegam a números parecidos com os do Tiguan Allspace, mesmo se tratando de um carro para cinco ocupantes.
Volkswagen ID.4 será o primeiro carro elétrico da marca a ser comercializado no Brasil
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Além disso, o SUV é um “primo mais barato” do Audi Q4 e-tron, carro com o qual compartilha plataforma, alguns equipamentos e conjunto mecânico.
Aliás, o ID.4 será o Volkswagen mais tecnológico já vendido no Brasil. O SUV conta com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, detecção de pedestres e ciclistas, reconhecimento de placas de trânsito, assistente de estacionamento, assistente de manutenção de faixa, piloto automático e head-up display com realidade aumentada.
Todos os comandos ficam concentrados na central multimídia
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Por dentro, o carro de nada lembra os SUVs mais caros da marca, como o Taos, por exemplo. O interior segue a onda do minimalismo e dispensa botões analógicos no painel e no console central. Assim, todos os comandos ficam centrados na tela multimídia de 10”.
Investimento global
O grupo Volkswagen planeja investir 180 bilhões de euros (o equivalente a R$ 1 trilhão) entre 2023 – 2027 nos negócios que geram mais lucro e nas regiões mais atrativas, com mais de dois terços atribuídos à eletrificação e digitalização. A nova fábrica de baterias no Canadá é um exemplo.
Esse valor inclui os R$ 7 bilhões anunciados para a América Latina entre 2022 e 2026, com previsão de 15 lançamentos, entre veículos a combustão e elétricos. Globalmente, os planos envolvem lançar 10 carros elétricos até 2026, inclusive o Passat elétrico e um modelo ainda não apresentado que ficará posicionado abaixo do ID.2 e custará menos de 20 mil euros (R$ 112 mil).
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