Lançamento é da Porto Saúde e faz parte do compromisso da empresa de buscar novas formas de contribuir com a preservação do meio ambiente A Motors tirou de linha seus últimos carros a combustão e se tornou a primeira fabricante a ter apenas veículos elétricos no Brasil. Só que esse não é o único feito da marca chinesa relacionado à automóveis movidos a bateria. Isso porque a Porto Saúde anunciou que adquiriu nada menos que a primeira ambulância elétrica do país – que fabricada justamente da montadora asiática.
Veja também
O modelo escolhido para se tornar ambulância e atender os pacientes do Seguro Saúde da Porto é a van JAC iEV750V e entrega 163 cv de potência e 76,5 kgfm de torque. Assim, a velocidade máxima é de 100 km/h. Mas é claro que o mais importante nesse caso é a autonomia.
O veículo médico pode rodar até 235 km com apenas uma carga de bateria (no ciclo NEDC, mais otimista do que o WLTP, ciclo europeu mais usado nos elétricos vendidos por aqui). De acordo com dados da JAC Motors, a capacidade da bateria é de 92,6 kWh e leva cerca de 13h para ter a carga completa ou 8h para atingir 50% de recarga.
JAC iEV750V tem 235 km de autonomia
Divulgação
Sem as devidas modificações para se tornar ambulância, a van da fabricante chinesa custa a partir de R$ 389.900. A título de comparação, os preços de um Mercedes-Benz Sprinter começam na casa dos R$ 178 mil.
No entanto, a fabricante afirma que o custo de manutenção da van é até seis vezes mais barato do que o de um veículo a combustão. A justificativa é pelo JAC iEV750V não ter câmbio, radiador, sistema de escapamento, correias, bico injetor e bomba de injeção, por exemplo.
Primeira ambulância elétrica do Brasil tem velocidade máxima de 100 km/h
Divulgação
Além disso, o investimento da Porto Seguro está relacionado a um acordo assinado com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e deve começar ainda em 2022.
Aliás, esse não é o primeiro veículo elétrico da frota da seguradora. Desde 2017, a Porto Seguro está investindo em automóveis eletrificados e tem hoje 21 carros movidos a bateria.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More