Autoesporte analisou as propostas de Ricardo Nunes, Guilherme Boulos, Pablo Marçal, Tabata Amaral e José Luiz Datena para o trânsito e os acidentes O trânsito da cidade de São Paulo é o pior do Brasil e sempre aparece na lista dos mais caóticos do mundo. Algumas soluções, como colocar semáforos inteligentes, estão sendo implementadas para minimizar o congestionamento na capital paulista. Mas, o que os atuais candidatos à Prefeitura de São Paulo em 2024 estão propondo para o setor e para minimizar os acidentes?
Autoesporte seleciona as principais ideias dos cinco melhores colocados nas últimas pesquisas: Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB). O primeiro turno das eleições serão no próximo domingo (6) e, caso haja necessidade, o segundo turno acontece exatamente três semanas depois, no dia 27 de outubro.
São Paulo registrou 522 mortes no trânsito no primeiro semestre de 2024
André Schaun
Para ressaltar os principais pontos de cada candidato para assuntos relacionados ao trânsito, Autoesporte se baseou no plano de governo de cada um, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além do congestionamento, a cidade de São Paulo também registrou 522 mortes no trânsito no primeiro semestre de 2024, o que representa uma alta de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, com 398 óbitos. O índice é o maior desde 2015. Esses dados do Detran-SP foram solicitados pela TV Globo.
Ricardo Nunes (MDB)
Ricardo Nunes é candidato do MDB
Divulgação
Ricardo Nunes assumiu o cargo de prefeito após Bruno Covas falecer, em maio de 2021. O candidato diz que vai investir na reestruturação do semáforos, ações de conscientização e ampliar o programa Asfalto Novo, que é um investimento para melhoria das vias. De acordo com o site da prefeitura, o programa começou em junho de 2022 e terá investimento total de R$ 1 bilhão até o final deste ano. A meta é recuperar 20 milhões de metros quadrados de ruas e avenidas.
São Paulo tem 17 mil km de vias, o que corresponde a 196 milhões de metros quadrados. A promessa é que até o final deste programa a cidade de São Paulo recupere 20 milhões de metros.
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O atual prefeito também diz que vai dobrar a faixa azul, chamada de “motofaixa”, dos atuais 200 km para mais de 400 km. Ele também promete investimentos para duplicar avenidas e fazer novas pontes. Outro ponto é o um projeto de descarbonização da frota de ônibus, substituição dos veículos a diesel por motores não poluentes e a ampliação da frota escolar e de táxis.
Para mobilidade, Nunes afirma que vai manter o “Domingão Tarifa Zero” com ônibus municipais gratuitos aos domingo e concluir oito obras de corredores de ônibus e BRTs (Ônibus de trânsito rápido).
Guilherme Boulos (PSOL)
Guilherme Boulos é do PSOL
Câmara dos Deputados
Guilherme Boulos, atual deputado federal e candidato a prefeitura pela segunda vez consecutiva, dá muita ênfase ao transporte público como a grande solução para melhorar o trânsito da capital. A ampliação das faixas de ônibus e BRTs está entre as prioridades. Boulos cita as construções de oito corredores exclusivos: Aricanduva, Radial Leste (trechos 1, 2 e 3), Miguel Yunes, M’Boi Mirim, Celso Garcia, Itaim-São Mateus (Perimetral Leste), Norte-Sul e Perimetral Bandeirantes.
Boulos também ressalta investimentos para ampliar as ciclovias e a integração de bicicletários a terminais de transporte coletivo. O candidato ainda promete que vai criar um programa semelhante ao “Domingão Tarifa Zero”, porém abrangendo mais dias da semana para ônibus municipais.
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Outra medida é ampliar o TEG (Transporte Escolar Gratuito) da Prefeitura de São Paulo. O programa procura garantir o acesso e a permanência na escola às crianças até 11 anos de idade, considerando a data de 31 de janeiro como referência, matriculadas na Rede Municipal de Ensino, obedecendo critérios de atendimento estabelecidos na legislação específica, como as situações para as quais não foi possível disponibilizar uma vaga em uma unidade até 1,5 km de casa.
Pablo Marçal (PRTB)
Pablo Marçal é candidato do PRTB
Divulgação
Candidato pela primeira vez, Pablo Marçal diz que vai investir no transporte público. De acordo com o plano de governo do representante do PRTB, apesar de investimentos consideráveis, o alcance do transporte público em São Paulo ainda é precário e o tempo gasto para chegar ao destino é longo. Congestionamentos, atrasos e lotação dos ônibus acabam induzindo ao maior uso do carro. Nesse sentido, Marçal diz que é preciso investir em transporte público mais ágil, regular e confortável.
Além disso, a micromobilidade (bicicleta, patinetes, caminhada e outros) e plataformas que integrem diferentes modais de transportes devem ser incentivadas. O modal teleférico implantado em Medellín (Colômbia) e La Paz (Bolívia), por exemplo, demonstra que é possível ser disruptivo, com menos custo e muito menos impacto no meio ambiente, segundo o candidato.
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Marçal ainda ressalta que o atual sistema de multas de trânsito, citado por ele como “indústria da multa”, é a forma atual de prevenir acidentes. O plano de mobilidade urbana do candidato para mudar isso inclui melhorias na infraestrutura viária, otimização dos semáforos e campanhas de educação no trânsito. Promover a transparência na aplicação das multas e garantir que haja justiça e coerência nas penalidades impostas também é citado no plano de governo. Marçal diz que vai implementar tecnologias para monitoramento e controle que focam na prevenção de infrações e não nas punições.
Tabata Amaral (PSB)
Tabata Amaral é candidata do PSB
Câmara dos Deputados
Única representante feminina entre os cinco melhores colocados, Tabata Amaral diz que é necessário destravar as melhorias no sistema de trânsito e nos investimentos em infraestrutura, pois há muita burocracia que afeta a interação do cidadão com o governo, a segurança jurídica dos contratos e a relação com investidores privados.
Tabata afirma que é fundamental aumentar a velocidade de circulação dos ônibus em corredores e faixas exclusivas através da ampliação da quilometragem existente, da implementação de infraestrutura inteligente e de um sistema de gerenciamento de tráfego em tempo real, vinculado ao controle semafórico para melhorar o trânsito de São Paulo.
Segundo seu plano de governo, isso possibilitará ajustar os semáforos de acordo com a densidade do tráfego, criando as chamadas “ondas verdes” — sistema semelhante aos semáforos inteligentes que já operam. A candidata ressalta que pretende ampliar e investir em painéis eletrônicos nos terminais de ônibus e nos abrigos de parada, mostrando os horários das partidas e chegadas do transporte, vinculados a aplicativos para celulares que permitam aos usuários acompanhar a localização dos ônibus, planejar rotas e receber notificações sobre atrasos e/ou alterações no serviço.
Tabata também descreve a importância de redesenhar e ampliar os corredores de ônibus, investir em mobilidades alternativas (como bicicletas) e aumentar o número de veículos elétricos no transporte público. Por fim, ela diz que é preciso reduzir o índice de mortes no trânsito e ampliar os esforços para efetivação do Plano Municipal de Segurança Viária.
José Luiz Datena (PSDB)
José Luiz Datena é candidato do PSDB
Reprodução TV Globo
Datena ressalta em seu plano de governo que as mortes no trânsito serão reduzidas com investimento pesado em campanhas educativas, fiscalização e dura punição aos infratores. O candidato diz que vai acelerar a substituição da frota de ônibus por veículos movidos a energias menos poluentes, como elétrica, biogás, hidrogênio verde e híbrida, e construir os corredores de ônibus, as ciclovias, as ciclofaixas e as faixas exclusivas para motos (faixa azul) prometidas pela atual gestão, mas não entregues. Outra promessa é expandir o transporte sobre trilhos.
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