Plástico no documento impede o acesso a diversas informações de segurança Plastificar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode até ajudar na preservação do documento, mas é proibido. E para não deixar qualquer tipo de dúvida, essa informação está impressa na própria CNH.
Seja sua CNH com o layout antigo, ou já com o atualizado, há uma descrição no canto esquerdo na parte de trás com o alerta “Proibido Plastificar”.
No canto esquerdo da CNH, seja na nova ou na antiga, há um alerta que proíbe plastificar o documento como mostra a seta vermelha
Divulgação
E plastificar a CNH é proibido por conta dos dispositivos de segurança. Com a plastificação, a leitura do documento pode sofrer alguma interferência e, além disso, não será possível ver a parte interna da CNH com QR-code e outros itens de segurança.
Uma outra consequência é que a falsificação da CNH se torna muito mais fácil.
Saiba mais
Quem plastificar a CNH está cometendo um crime?
Se você for parado por alguma autoridade, o profissional vai recolher a sua CNH para averiguar se ela é falsa ou apenas foi plastificada por falta de informação. Sendo provado que a CNH plastificada é legítima, o documento deixa de valer e você precisa emitir uma segunda via no site do Detran do seu estado pela internet.
No Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não há nenhuma penalidade criminal para quem plastificar um documento legítimo.
Enquanto você aguarda a segunda via, não é permitido dirigir com aquele documento plastificado. Lembrando que dirigir sem o documento é uma infração gravíssima com multa de R$ 293,47 além de 7 pontos na CNH.
Entretanto, além do documento de papel, há a possibilidade de usar a CNH de forma digital pelo aplicativo gratuito “Carteira Digital de Trânsito”. Clique aqui Para saber o passo a passo de como ter a CNH digital.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More