Empresa alemã foi avaliada em mais de R$ 175 bilhões; fabricante de Maranello foi considerada a grife de luxo mais forte A Porsche estreou na Bolsa de Valores de Frankfurt no final de setembro com resultados melhores do que os esperados. E a boa fase da empresa de Stuttgart continua. A consultoria Brand Finance anunciou que a fabricante foi considerada a marca de luxo mais valiosa do mundo em 2022.
O estudo não é limitado ao segmento automotivo e também inclui grifes de outras áreas, como vestuário, joalheria e relojoaria. A Porsche manteve a primeira colocação em relação ao levantamento anterior, mas com valor de mercado 2% menor, de US$ 33,7 bilhões (R$ 175,3 bilhões, na conversão do dia).
Veja também
A Brand Finance explica que o IPO (evento que marca a entrada de uma empresa no pregão de bolsa de valores) serviu como ratificação do valor da empresa. “Fazia muito sentido extrair valor escondido dentro do grupo Volkswagen, especialmente quando você tem uma marca de luxo icônica como a Porsche, que é tão valiosa”, disse em nota Alex Haigh, diretor financeiro da consultoria.
Depois da Porsche, aparecem grifes de vestuário e acessórios nas oito colocações seguintes. A Ferrari é a única outra fabricante de carros a figurar no top 10, com valor de mercado estimado em US$ 8 bilhões (R$ 41,6 bilhões). Veja abaixo o ranking:
Porsche – US$ 33,7 bilhões (R$ 175,3 bilhões)
Louis Vuitton – US$ 23,4 bilhões (R$ 121,7 bilhões)
Gucci – US$ 18,1 bilhões (R$ 94,1 bilhões)
Chanel – US$ 15,2 bilhões (R$ 79,1 bilhões)
Hermès – US$ 13,5 bilhões (R$ 70,2 bilhões)
Cartier – US$ 12,4 bilhões (R$ 64,5 bilhões)
Dior – US$ 9 bilhões (R$ 46,8 bilhões)
Rolex – US$ 8,4 bilhões (R$ 43,7 bilhões)
Ferrari – US$ 8 bilhões (R$ 41,6 bilhões)
Estée Lauder – US$ 7,9 bilhões (R$ 41,1 bilhões)
Outras seis fabricantes de automóveis aparecem entre as 50 marcas de luxo mais valiosas do mundo. São elas: Bentley (23º lugar), Lamborghini (30º), Rolls-Royce (38º), McLaren (41º), Maserati (45º) e Aston Martin (47º).
Motores a gasolina fazem da Ferrari a marca mais forte
Ferrari é a única outra fabricante de carros entre as 10 marcas de luxo mais valiosas do mundo
Raphael Panaro/Autoesporte
A Brand Finance ainda realiza um segundo estudo, classificando a força de cada marca. Nesse caso, são considerados fatores como o investimento em marketing, patrimônio e o desempenho nos negócios.
E a líder foi outra fabricante de carros: a Ferrari, com nota 90,9. Nesse caso, a classificação é feita por meio de um índice. Quanto mais próximo de 100, melhor o resultado.
Ferrari 296 GTS é um dos modelos híbridos que a marca italiana lançou recentemente
Divulgação
A explicação para que a Ferrari seja a líder é, no mínimo, curiosa. Segundo a Brand Finance, “um atributo significativo da marca são seus icônicos motores de combustão interna”. A análise segue: “a próxima migração para veículos elétricos representa, portanto, um desafio e uma oportunidade para a marca”.
Ou seja: enquanto a indústria migra para uma mobilidade com menos motores a combustão, a insistência da Ferrari por esse tipo de engenharia é considerada um sinal de força.
Além da Ferrari, Porsche e Aston Martin estão entre as dez marcas de luxo mais fortes. Os alemães ficaram em novo. Já os britânicos fecham o ranking.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More