Aventureiro tem pneus exclusivos, maior altura do solo, motor 3.0 de 480 cv e é limitado a 2.500 unidades Você pode até achar loucura, mas a Porsche acaba de apresentar uma nova série especial do 911 voltada para o uso off-road. Batizado de 911 Dakar, o esportivo é uma homenagem ao modelo de 1984, quando a marca venceu o Paris-Dakar. Aliás, a pintura apresentada nas fotos, que remete diretamente ao modelo original, é opcional, mas há outras mudanças significantes.
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A primeira delas está nos pneus fornecidos pela Pirelli que foram feitos especialmente para o 911. Na dianteira, as medidas são 245/45 R19, enquanto o par traseiro tem 20 polegadas e medidas 295/40.
A altura de rodagem também é diferente. São cinco centímetros a mais que um 911 Carrera, chegando aos 16,1 cm. No entanto, ele ainda possui o modo “lift”, que eleva a dianteira e a traseira em mais três cm. O ângulo de ataque também sobe de 14,2 graus para 16,1 graus, facilitando a transposição de obstáculos. Neste modo, a velocidade é limitada a 170 km/h.
Porsche 911 Dakar tem pintura opcional que remete diretamente ao modelo original
Divulgação
Visualmente, o Porsche 911 Dakar recebeu novo para-choque dianteiro com entradas de ar maiores nas pontas, ganchos de reboque e novo capô com duas saídas de ar. As caixas de rodas agora têm o tradicional contorno em plástico preto, típico de carros off-road.
Na traseira, novo para-choque, também com gancho de reboque, além de saídas de escape circulares e um difusor de ar. O spoiler traseiro é de fibra de carbono.
Outro destaque é o rack de teto, que pode ser equipado com faróis auxiliares. Mas o objeto se sobressai mesmo por possuir uma tomada 12V e acomodar 42 kg de bagagens.
Rack do Porsche 911 Dakar tem tomada 12V
Divulgação
O motor escolhido é o mesmo do GTS: um 3.0 Boxer Turbo de 480 cv e 58,1 kgfm de torque acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e oito marchas. A tração é integral. Assim, o 0 a 100 km/h é feito em 3,4 segundos e a velocidade máxima é de 240 km/h.
O Porsche 911 Dakar custará 222 mil euros na Alemanha, ou cerca de R$ 1,2 milhão em conversão direta. No Brasil, o preço deverá ser superior ao Turbo S, que está na faixa de R$ 1,7 milhão.
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