Vídeo mostrando furto de Panamera viralizou no WhatsApp, mas carros de outras marcas também estão vulneráveis Em plena luz do dia, um ladrão estaciona “seu” carro à frente de um Porsche Panamera. Ele disfarça os movimentos, checa os arredores e se aproxima do alvo. Com poucos movimentos, remove e leva os dois faróis de LED avaliados em R$ 40 mil em menos de 20 segundos. A facilidade da ação chamou atenção dos internautas – e o vídeo registrado por uma câmera de segurança no dia 30 de dezembro viralizou no YouTube e no WhatsApp.
Vídeo mostra roubo de faróis de um Porsche em São Paulo
Essa prática é comum no mundo todo e não está restrita apenas aos carros da Porsche. Modelos da Mercedes-Benz, Volvo e Land Rover também estão suscetíveis a este tipo de furto.
Mas, por que é tão fácil remover um farol de carro de alto padrão? Autoesporte consultou especialistas para chegar a uma resposta.
O crime
O bandido que viralizou nesta semana estaciona um Chevrolet Onix branco, com a placa coberta, na frente do Panamera e espera até que a rua fique menos movimentada. Nas imagens, é possível ver que havia uma outra pessoa além dele dentro do carro.
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O motorista sai do Onix e usa as palmas das mãos para fazer pressão contra os faróis do Porsche. Em seguida, com as pontas dos dedos, levanta o equipamento até soltá-lo. O procedimento é feito nos dois faróis antes da remoção dos chicotes. Não fica claro se os faróis já estavam soltos na hora da ação.
Os faróis são colocados no porta-malas do Onix e os suspeitos deixam a cena. Além do crime ter sido registrado à luz do dia, o bandido não fez questão de cobrir o rosto com uma máscara de proteção contra a Covid-19, por exemplo.
Anúncios de internet mostram faróis de Porsche por até R$ 22 mil
Reprodução
Outro vídeo no YouTube mostra um procedimento semelhante, mas com uma ferramenta. Dois homens usam uma chave para destravar a parte inferior dos faróis do Cayenne. Assim como o bandido brasileiro, ambos os faróis são destravados antes de serem arrancados.
No momento em que a dupla puxa os faróis e remove os chicotes, o alarme do Cayenne dispara. Os criminosos saem correndo com os aparatos em duas sacolas.
Lilian Viana, diretora da oficina Frison Convenience, contou à nossa reportagem que perdeu as contas de quantas vezes teve que atender donos de Cayenne e Panamera que tiveram os faróis furtados. “O farol é preso por uma travinha que pode ser facilmente removida com uma chave. Isso acaba danificando o para-choque e o para-lama do veículo. É um crime muito comum, tanto que fiz um alerta no nosso Instagram”, diz a especialista.
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“Já atendemos carros que tiveram os faróis furtados até dentro de estacionamentos, e o dono do estabelecimento precisou arcar com o reparo. Nossa recomendação aos donos de Porsche é que não estacionem na rua e procurem lugares confiáveis”. Lilian Viana também afirma que donos do Mercedes-Benz GLA têm sido vítimas frequentes de um tipo parecido crime: o roubo do logitpo da marca.
Wagner Valente, dono da oficina especializada em carros premium Occtane, contou como funciona o procedimento nas reparadoras. “O farol do Porsche não é encaixado [e parafusado], mas sim preso. Ele tem garras que seguram toda a estrutura por dentro do carro”, esclarece.
“Se preciso fazer algum reparo na parte frontal de um carro, o mecânico tem que abrir o capô e remover o farol de outra forma”, diz Valente. Alguns modelos da Porsche têm até uma chave especial no kit de estepe para a remoção dos faróis.
O que diz a Porsche?
Novos Cayenne e Panamera estão menos vulneráveis a furtos, segundo a Porsche
Divulgação/Porsche
Consultada pela Autoespote, a Porsche do Brasil esclarece que o furto dos faróis acontece com modelos mais antigos. As versões atualizadas de Panamera e Cayenne receberam parafusos adicionais nos encaixes dos faróis para coibir e mitigar a prática.
A informação foi confirmada por Autoesporte, que consultou a oficina especializada Flacht. “Porsches produzidos até 2018 ainda sofrem com esse problema. A partir de 2019, os carros receberam parafusos extras no jogo dos faróis para mitigar os furtos”, diz Robson Peixoto, gerente da oficina.
Um equipamento valioso
Os faróis automotivos estão cada vez mais complexos (e caros)
Rafael Munhoz/BYD
Os faróis dos carros premium evoluíram muito ao longo dos anos. Um vídeo publicado pela Audi mostra toda a história do aparelho, partindo de quando eram apenas lampiões posicionados na frente de carruagens, até os modernos LEDs matriciais que podem projetar imagens e iluminar vários metros à frente.
Na Europa, os faróis de Porsche também são alvos de cultivadores de maconha, já que a iluminação em LED proporciona as condições ideais para as estufas de cannabis.
As plantas precisam ser cultivadas em locais fechados e camuflados, justamente para não chamar a atenção. Sem a disponibilidade de luz solar abundante, os “jardineiros” acabam recorrendo à iluminação artificial. Como a quantidade de energia necessária é muito grande, um jeito eficiente – e mais barato – é utilizar faróis automotivos.
A medida reduz os custos com energia elétrica e também evita que imóvel chame a atenção da companhia de eletricidade (já que os gastos elevados sugerem um uso incompatível e fora do padrão da região).
No entanto, apesar de a explicação ser plausível, não é necessariamente a principal razão para tantos roubos. Há quem justifique que isso é mais uma das lendas urbanas envolvendo carros, pois o maior atrativo seria o alto valor agregado que esses componentes atingiram, com tanta tecnologia embutida.
Essas unidades roubadas caem nas mãos de revendedores ilegais. Enquanto os furtos dos faróis de carros premium crescem nas grandes cidades brasileiras, a melhor solução a curto-prazo é estacionar em lugares confiáveis. Não há outra dica para coibir a ação criminosa.
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