Ainda sem nome definido, caminhonete chegou para testes e homologação; apresentação deve ser no fim do ano, com vendas começando em 2026 Não é segredo que a BYD terá picapes híbridas abaixo da Shark. A novidade é que a caminhonete intermediária, uma espécie de anti-Fiat Toro, já está no Brasil. Por enquanto, são unidades usadas para testes finais de adaptação para o mercado nacional e homologação.
Vale lembrar que a picape, que será derivada do Song Plus, foi vista pela primeira vez, ainda camuflada, em março, durante transporte na China. Ou seja, por já estar em solo brasileiro um mês após o flagra, nosso mercado é tratado como estratégico para esse produto pela BYD.
Outra informação apurada pela Autoesporte é que a produção local foi considerada essencial para o sucesso da “baby Shark” ou “picape Song”. Ou seja, o planejamento é lançar a picape já com a produção em Camaçari (BA). Atualmente, a previsão de inauguração do local é o último trimestre de 2025, com Dolphin Mini e Song Pro como primeiros veículos nacionais da BYD.
Fábrica da BYD em Camaçari (BA)
Divulgação
Considerando que a BYD é muito dinâmica nas decisões, porém, não seria surpresa se o lançamento fosse antecipado com exemplares importados. Mas aí a competitividade seria prejudicada, já que o imposto de importação para veículos comerciais eletrificados é de 35%, contra 20% que os automóveis vão pagar até julho.
De todo modo, a picape intermediária ainda não teve o nome definido. Mas deve dar as caras em flagras no Brasil já nos próximos meses, quando começarem os testes em vias públicas. A apresentação será a etapa seguinte. Uma das opções é que a picape seja a estrela da BYD no Salão do Automóvel, marcado para o mês de novembro.
Initial plugin text
Como é a picape do Song?
Por enquanto, temos apenas as imagens publicadas pelo site Autohome em março. Nelas, é possível identificar que a nova picape terá construção do tipo monobloco e parentesco direto com o SUV médio Song Plus. Do ponto de vista do design, a ligação entre os dois modelos fica evidente em detalhes como formato dos faróis e vincos das portas. Para gerar diferenciação, haverá para-choque próprio e grade formada por elementos exclusivos.
Lanternas parecem as da BYD Shark
Autohome/Reprodução
Já na traseira, a inspiração virá da irmã maior Shark. No flagra, a camuflagem deixa escapar que o formato da tampa da caçamba e o conjunto de lanternas será praticamente o mesmo da picape já vendida no Brasil. Haverá interligação entre as peças através de barra horizontal de LED e a grafia “BYD” estampada na lataria.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Motorização híbrida
Detalhes técnicos ainda são desconhecidos, mas é certo que a nova picape terá motorização híbrida. A principal aposta recai sobre o conhecido sistema DM-i da BYD, que combina motor 1.5 a gasolina com propulsor elétrico associado.
Picape derivada do BYD Song Plus pode ter o mesmo conjunto híbrido de até 235 cv
Rafael Munhoz/BYD
No Song Plus, modelo no qual a picape será baseada, o conjunto entrega 235 cv de potência e 40,8 kgfm de torque combinados. O câmbio, chamado e-CVT, tem uma marcha física e preenche as demais relações com o motor elétrico.
BYD e as barreiras para implantar supercarregador de carros elétricos
Outra picape está a caminho
Projeção de picape compacta híbrida flex da BYD
Kleber Silva/Autoesporte
Ao contrário das expectativas, a picape intermediária será lançada antes da compacta, que, segundo apuração de Autoesporte, ainda não está pronta.
A terceira caminhonete da BYD tem a missão mais difícil de todas, que é competir com a Fiat Strada. Para isso, deve compartilhar um inédito conjunto híbrido plug-in flex, com o motor 1.5 aspirado de 98 cv de potência, mesma calibração do Song Pro, e um segundo elétrico. Porém, a potência combinada ficará abaixo dos 200 cv, como nos híbridos atuais da BYD. A bateria também deve ser menor, de 8,3 kWh.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More