Hatch compacto é a segunda versão mais completa e custa R$ 111.490 O Peugeot 208 é um dos carros com maior variedade de versões à venda no Brasil. São sete, com preços entre R$ 75.990 (em condição promocional) e R$ 116.490. Elas se dividem entre três motorizações diferentes e três opções de câmbio.
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A mais recente inclusão na gama 208 é a combinação de motor 1.0 turbo de 130 cv com o câmbio automático do tipo CVT, ambos de origem Fiat. Foi exatamente com esse conjunto que avaliamos o hatch da Peugeot na versão Style, de R$ 111.490 e contamos, na lista a seguir, razões para comprar e motivos para fugir do hatch compacto.
5 Razões para comprar
Desempenho
Com 130 cv, o Peugeot 208 é o hatch compacto mais potente do Brasil, entre os modelos a combustão. Essa credencial causou grande expectativa quando levamos o carro ao Rota 127 Campo de Provas. Lá, aceleramos de 0 a 100 km/h em apenas 9,2 segundos. A marca é melhor do que o trio com motor turbinado com quem o Peugeot concorre: 10,6 s do Chevrolet Onix, 9,8 s do Volkswagen Polo (quando o hatch tinha 128 cv) e um pouco inferior aos 9,3 s do Hyundai HB20.
Visual
Versão Style tem rodas escurecidas
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O 208 foi lançado no Brasil em meados de 2020, mas já rodava nas ruas europeias desde o ano anterior. Ou seja, são quase cinco anos sem mudanças (elas virão ainda em 2024, leia mais abaixo). Mesmo assim, o hatch da Peugeot se destaca pelo desenho moderno e agressivo, reforçado pela luz de rodagem diurna que “escorre” dos faróis.
O mesmo pode ser dito da cabine, que tem a segunda geração do i-Cockpit, configuração em que os mostradores ficam acima do volante de diâmetro reduzido e um design moderno. A versão Style ainda tem rodas escurecidas e estofamento exclusivo.
Segunda geração do i-Cockpit mantém volante de diâmetro reduzido
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Dirigibilidade
Primeiro carro da Stellantis a usar a plataforma CMP produzido na América do Sul, o 208 pode ser considerado um projeto “bem nascido”. A base moderna proporciona posição de dirigir correta, que ainda pode ter volante ajustado em largura e profundidade.
Equipamentos
Teto panorâmico é um dos recursos do Peugeot 208 Style
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A versão Style é a segunda mais completa da linha. Até por isso, tem lista de equipamentos consideravelmente recheada. Há faróis de LED, rodas de liga leve de 17 polegadas, teto panorâmico, carregador de celular por indução, airbags laterais, acesso por chave presencial e partida por botão. Em relação à Griffe, R$ 5 mil mais cara, fica devendo os auxílios à condução, sensores de chuva e luminosidade e airbags de cortina.
Câmbio (quem diria)
Quando a Stellantis confirmou que o motor 1.0 turbo seria acoplado a um câmbio CVT, muita gente torceu o nariz e pensou que os carros ficariam “chochos”. Isso não só não aconteceu, como podemos afirmar que esse casamento é um dos mais harmônicos em termos de aproveitamento de potência e torque entre os concorrentes diretos. Além de simular sete marchas, o câmbio CVT tem operação suave e sem trancos. E a engenharia da Stellantis ainda conseguiu eliminar aquela sensação de morosidade no início das acelerações.
5 Motivos para fugir
Vai mudar
Peugeot 208 teve visual atualizado na Europa
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Em julho de 2023, a Peugeot apresentou o 208 reestilizado na Europa. E há poucos dias, o hatch foi visto com camuflagem rodando na Argentina, onde é produzido na unidade de El Palomar e exportando para o Brasil. Ou seja, esse é um indicativo de que a mudança vai chegar por aqui. E isso vai acontecer ainda em 2024, provavelmente no segundo semestre, depois de lançar a nova geração do 2008.
As mudanças são discretas, é verdade. Na frente, grade redesenhada e para-choque com um novo nicho para as luzes auxiliares são os destaques. Na traseira, a lanterna tem um novo arranjo horizontal das lâmpadas.
Espaço interno
Espaço interno é um dos pontos fracos do 208
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Convenhamos que os hatches compactos cresceram consideravelmente nos últimos anos. Atualmente, todos ultrapassam a barreira dos 4 metros de comprimento. Ainda assim, o Peugeot 208 é um dos menores, com 4,06 m. O entre-eixos de 2,54 m até se equipada a HB20, Onix e Polo, mas a largura, o formato da carroceria e a posição dos bancos fazem o hatch franco-argentino ter espaço interno pior que os rivais. Adultos com 1,80 m ou mais sofrerão para acomodar pernas e cabeças, se viajarem no banco traseiro.
Acabamentos
Quando o 208 foi lançado em 2020, tinha acabamento exemplar, com as laterais das portas e parte do painel revestidos de material emborrachado. Passados quase quatro anos, observamos que o plástico duro tomou conta da cabine do hatch compacto. E junto com o material de pior qualidade vieram certas rebarbas.
Central multimídia
Central multimídia do 208 trava e apresenta falhas
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A central multimídia de 10,3 polegadas é grande e permite conexões sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Os comandos laterais para ajustes de volume são um acerto. Mas a necessidade de um comando extra para ajustar a ventilação na tela os frequentes travamentos prejudicam a experiência do usuário. Em nosso contato com o 208 Style, o aparelho travou mais de uma vez e mostrou atraso considerável na navegação, tanto no Google Maps, como no Waze.
Consumo
Uma das vantagens dos motores turbo é reduzir o consumo de combustível. E isso de fato aconteceu no 208. O 1.0 turbo é mais eficiente do que o antigo 1.6 aspirado. Mas o pequeno Peugeot é mais beberrão do que todos os concorrentes diretos. Com etanol, faz 8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. Com gasolina, as marcas vão para 12 km/l e 13,6 km/l, respectivamente. Como referência, um Volkswagen Polo chega a 15 km/l com gasolina na estrada.
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