SUV movido por baterias foi lançado na Europa em meados de 2019; preço deve beirar os R$ 300 mil A nova – e segunda – geração do Peugeot 2008 finalmente virá ao Brasil. Depois de três anos e meio do lançamento, o SUV vai desembarcar no país. Mas tem um porém: só na versão elétrica. A marca francesa começar a vender o modelo, que tem autonomia de 320 km, em meados de novembro. O preço deve ficar na faixa dos R$ 300 mil – o hatch e-208 atualmente custa perto de R$ 265 mil. Em junho deste ano, o 2008 vendido por aqui (ainda da primeira geração) trouxe novidades na linha 2023.
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Lançado em junho de 2019 na Europa, o SUV tem potência equivalente a 136 cv e 26,5 kgfm de torque e as baterias são de 50 kWh. Plugado na tomada doméstica, o e-2008 demora cerca de 16 horas para recarregar até 100%. Em Wallbox ( de 11 kWh), o tempo cai para cinco horas. O modelo ainda aceita recarga rápida DC (contínua). Aí bastam 30 minutos para atingir 80%.
Peugeot e-2008 já traz a nova linguagem de design da marca
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A variante elétrica surgiu nesta geração do SUV graças à plataforma EMP1, a mesma da nova geração do 208 e do Citroën DS3 Crossback. Também chamada de CMP (plataforma modular compacta), a arquitetura é mais evoluída do que a PF1, que equipa atualmente Cactus, C3, 208 e família. Ela oferece mais espaço interno, maior rigidez, além de economizar alguns quilos e também receber uma variação de motores.
A nova base ajudou o 2008 a crescer. São 14 cm extras, chegando a 4,30 metros de comprimento. O entre-eixos é de 2,60 m e o volume do porta-malas registra 405 litros – 30 litros a menos que as opções a combustão. O e-2008 tem ainda 1.548 kg – 300 kg só de bateria.
Interior do Peugeot e-2008 é bem parecido com o do e-208 vendido atualmente no Brasil
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Entre os equipamentos, o 2008 agora traz condução semiautônoma, com assistente de mudança de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, inclusive em paradas. Além disso, o carro pode estacionar sozinho, além de frear de forma automática em emergências. Por fim, há reconhecimento de placas de trânsito.
Dentro, o 2008 se aproxima de 3008 e 5008. O acabamento é mais esmerado, o volante continua com diâmetro reduzido – com novo desenho –, botões que controlam algumas funções em formato de teclas de piano, painel de instrumentos totalmente digital e central multimídia de 10 polegadas.
Talvez o principal rival do e-2008 seja a versão de entrada do Volvo XC40, que motor motor único, 231 cv e preço de R$ 310 mil, faixa de preço que o francês também deve transitar.
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