Situações como enchentes, acidentes e estradas esburacadas são algumas das principais causas para o desaparecimento das placas. E perder as placas pode ser uma experiência frustrante.
Mas você sabia que andar sem as placas de identificação do veículo é uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa e perda de pontos na carteira?
Além disso, a ausência de ao menos uma das placas pode dificultar a identificação do veículo em casos de fiscalização ou sinistros.
Caso o veículo ainda esteja com a placa do antigo modelo cinza, será necessário fazer a conversão para o modelo de placas Mercosul, uma vez que não há permissão para confecção da placa cinza.
Se a placa perdida já foi a do padrão Mercosul o procedimento é de substituição de placa.
No Espírito Santo, já são conhecidos os “caçadores de placas perdidas”, que atuam de forma organizada para localizar e devolver as placas desaparecidas.
Para evitar a perda da placa em situações futuras, é recomendado verificar periodicamente a fixação da placa no veículo e, se necessário, reforçá-la com suportes ou fixadores de qualidade.
Vale lembrar que se você precisa do primeiro emplacamento, nós fazemos esse serviço. Somente em 2024, foram mais de 3 mil emplacamentos, além de atendimento de 10 mil clientes.
E contamos ainda com os serviços de seguro automotivo, essencial para proteger o seu veículo e você.
O Grupo Sentinela está à disposição, garantindo que você resolva a situação de maneira rápida e conforme a legislação.