Inicialmente não haverá cobrança para o motorista, mas operação entra em vigor no mês de março Quem costuma viajar com frequência muitas vezes se irrita com as intermináveis filas nos pedágios. Mesmo clientes de empresas de cobrança automática (como Sem Parar, Veloe e afins) ainda precisam reduzir a velocidade consideravelmente, a no máximo 40 km/h, para que os sensores consigam fazer a leitura da TAG e abrir a cancela.
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Mas isso está prestes a mudar. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou no finalzinho do ano passado a resolução número 984/2022, que regulariza a implementação do sistema de livre passagem em rodovias e vias urbanas. Também estabelece os meios técnicos que serão usados para identificar os veículos que transitem por essas vias.
Chamado Free Flow, o sistema de cobrança que elimina a necessidade de cabines físicas de pedágio começou a ser implantado no país nesta semana. Os primeiros testes serão feitos na BR-101, a Rio-Santos, em Itaguaí (km 414), Mangaratiba (km 447) e Paraty (km 538).
Equipamento de cobrança automática de pedágio pode ler a TAG ou a placa do veículo
CCR RioSP/Divulgação
A concessionária CCR RioSP já instalou os pórticos na estrada. O próximo passo é colocar em funcionamento a tecnologia para identificar, classificar cada veículo (conforme o tipo e o número de eixos, por exemplo) e fazer a cobrança eletronicamente. No final de janeiro está programado o início da operação assistida para testes, sem cobranças para o motorista. A previsão é que a operação comece para valer em março.
“A Rio-Santos será a primeira rodovia do Brasil a contar com esse inovador método de cobrança eletrônica de tarifas. A partir da experiência acumulada neste trecho, será possível expandir esse tipo de tecnologia para as demais rodovias e concessionárias”, afirma Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias.
Rio-Santos será a primeira rodovia a testar a tecnologia
CCR RioSP/Divulgação
Há duas opções para fazer essa identificação: por uma TAG de radiofrequência instalada no para-brisa, assim como os sistemas de cobrança automática já existentes, ou pela leitura das placas por câmeras especiais.
No primeiro caso, a cobrança é feita via fatura da operadora, assim como funciona hoje. Já os motoristas que não tiverem a TAG poderão fazer o pagamento via PIX, WhatsApp e pelo aplicativo ou site da concessionária. Aqueles que não pagarem o valor do pedágio nas rodovias com o Free Flow no prazo de 15 dias cometerão infração de trânsito grave, que resulta em cinco pontos na CNH do motorista e multa no valor de R$ 195,23.
Novo sistema deixará o trânsito mais fluido sem as longas filas para o pagamento
Getty images
Entre as vantagens desse tipo de sistema estão a maior fluidez do trânsito, que já não será necessário parar ou diminuir a velocidade a cada trecho ao passar pelas praças de pedágio, além de ser possível fazer a cobrança por quilômetro rodado, não por tarifa fixa como atualmente. Ou seja, cada quilômetro terá um valor fixo.
Se o trecho tem um total de 100 km, por exemplo, e o motorista só rodar por 10 km, só pagará por esses 10 km. Mas esse tipo de cobrança não está previsto para a Rio-Santos no momento e só será possível quando outros trechos também implantarem o sistema.
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