JAC E-JS1 e Fiat Strada foram mal; Chevrolet Tracker, Toyota Corolla e Volkswagen Nivus gabaritaram Os testes de segurança do Latin NCAP seguiram a todo vapor em 2022. O programa, que classifica de 0 a 5 estrelas o nível de proteção oferecida pelos veículos, avaliou 13 modelos diferentes de carros ao longo deste ano.
Entre eles, sete são vendidos no Brasil e seis são oferecidos em outros locais da América Latina ou Caribe. O JAC E-JS1 e a Fiat Strada não se saíram bem no protocolo, mas automóveis como Chevrolet Tracker, Toyota Corolla e Volkswagen Nivus garantiram nota máxima.
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Confira os carros testados pelo Latin NCAP em 2022:
Chevrolet Tracker – 5 estrelas
Em novembro, o Latin NCAP fez o teste de colisão com o Chevrolet Tracker. O SUV recebeu pontuação máxima depois de atingir 91% de proteção para adultos, 92% para crianças, 54% para pedestres e 83% em assistências de segurança.
No entanto, o programa ressalta que foi observado fogo no lado não esmagado do carro durante o impacto lateral em poste, na área do pré-tensionador do cinto de segurança. A Chevrolet foi notificada.
Fiat Strada – 1 estrela
Estrutura da Fiat Strada foi classificada como como “instável” pelo Latin NCap
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Já a Fiat Strada, líder de vendas no país em 2022, deixou a desejar e recebeu apenas 1 estrela no teste do Latin NCAP. O programa classificou a estrutura da picape como “instável” e disse que os airbags laterais têm tamanho reduzido e não foram acionados de forma correta.
As avaliações foram diferentes em cada configuração. A versão com cabine simples alcançou 47,47% de proteção para ocupante adulto, 22,08% para crianças, 40,23% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis e 41,86% em relação aos sistemas de assistência à segurança.
A versão de cabine dupla foi pior na proteção de adultos, com 41,39%, igual no índice de proteção a pedestres, com 40,23%, e melhor ao proteger crianças, 52,96%, e nos sistemas de assistência à segurança, com 48,84%.
JAC E-JS1 – 0 estrela
Único a zerar o teste do Latin NCAP do ano, o JAC E-JS1 atingiu 0% de proteção a adultos, 6,3% para crianças, 20,2% a pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 7% em assistência à segurança.
O hatch chinês foi o primeiro veículo elétrico a enfrentar o teste de segurança e não teve uma boa avaliação por ter apenas dois airbags frontais e não ter controle eletrônico de estabilidade (ESC).
Kia Sportage – 3 estrelas
Kia Sportage em teste de impacto lateral do Latin NCAP
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Lançado no Brasil no fim de julho, a nova geração do Kia Sportage teve uma nota mediana no teste de segurança: 3 estrelas. O modelo atingiu 82,3% de proteção para adultos, 71,6% para crianças, 47,6% para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 55,8% em assistência à segurança.
Por aqui, as duas versões oferecidas (EX e EX Prestige) trazem uma série de equipamentos de assistência ao condutor, mas nem todos os mercados oferecem as mesmas configurações. É exatamente por isso o Sportage recebeu nota baixa nos itens de assistência à segurança.
Toyota Corolla – 5 estrelas
Toyota Corolla gabaritou teste de segurança do Latin NCAP em 2022
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Quem também atingiu 5 estrelas no teste do Latin NCAP foi o Toyota Corolla. O sedã, que oferece sete airbags e controle eletrônico de estabilidade como equipamento de série, atingiu 83,3% de segurança em ocupante adulto, 91,8% em ocupante infantil, 59,7% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 81,6% em assistência à segurança.
Volkswagen Polo – 3 estrelas
Nova geração do Volkswagen Polo teve nota mediana no Latin NCAP
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Entre os três carros da Volkswagen avaliados pelo Latin NCAP em 2022, o Polo foi o único que não atingiu nota máxima. O hatch garantiu 3 estrelas no teste de segurança por ter alcançado 73,21% em ocupante adulto, 71,33% em ocupante infantil, 51,41% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 58,14% em assistência à segurança.
Equipado de série com quatro airbags — dois frontais obrigatórios e dois laterais — e controle eletrônico de estabilidade, o Polo foi prejudicado, segundo Latin NCAP, pela falta de tecnologias de assistência à condução (ADAS) e dos airbags de cortina.
Volkswagen Nivus – 5 estrelas
A pontuação máxima de 5 estrelas também chegou para o Volkswagen Nivus. Rival do Fiat Fastback, o SUV alcançou índice de proteção para adultos de 92,47%, 91,57% na proteção de crianças e 48,74% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis.
Segundo o relatório do Latin NCap, a estrutura do Nivus permaneceu preservada após os impactos e a proteção para todos os ocupantes foi considerada boa. No entanto, o órgão afirmou que esperava resultados melhores na proteção de pedestres.
E os veículos não vendidos no Brasil?
O Latin NCAP também testou outros seis modelos que não são vendidos atualmente no Brasil: Honda WR-V, Nissan Qashqai, RAM 700, Volkswagen Virtus indiano e as novas gerações de Hyundai Tucson e Mitsubishi Outlander.
O Honda WR-V saiu de linha no mercado brasileiro no final de 2021, mas ainda é produzido em Itirapina (SP) e exportado para outros países. O crossover obteve apenas uma estrela nos ensaios do Latin NCap. A avaliação foi de 58,82% para pedestres, 41,03% na proteção de adultos e 40,66% para crianças.
Teste de colisão do Latin NCap do Honda WR-V
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Já o Nissan Qashqai recebeu cinco estrelas, atingindo 94% de proteção para adultos, 92% para passageiros infantis, 54% para pedestres e 86% em assistências de segurança.
A RAM 700, assim como a Strada, também só recebeu 1 estrela em avaliações de 47,47% em ocupante adulto, 22,08% em passageiro criança, 40,23% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 41,86% em sistemas de assistência à segurança.
Feito na Índia e equipado de série com seis airbags, o Volkswagen Virtus foi outro sedã que levou a maior nota possível nos testes do Latin NCAP. Foram 92,35% em ocupante adulto, 91,84% em passageiro infantil, 53,09% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 84,98% em assistência à segurança.
O Hyundai Tucson, produzido na Coreia e na República Tcheca, foi classificado como zero estrela. O SUV atingiu 50,23% na proteção de ocupantes adultos, 5,34% para crianças, 48,40% para pedestres e 6,98% em assistência à segurança.
Por fim, a quarta geração do Mitsubishi Outlander foi bem sucedida e recebeu 5 estrelas no Latin NCAP. Na proteção para adultos, o modelo chegou a 90,5%, a 91,3% para crianças, 54,7% para pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 84,2% em assistência à segurança.
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