Levantamento da KBB aponta queda de até 17% no segmento; veja o ranking Aos poucos o mercado de usado vai voltando ao normal. Depois dos veículos registrarem um salto no preço durante a pandemia e na escassez de semicondutores, no ano passado os valores estabilizaram e alguns modelos perderam preço de mercado. Até mesmo o segmento que mais cresce no mercado, o de SUVs, tem representantes que desvalorizaram quase 20%.
De acordo com o levantamento da consultoria automotiva KBB (Kelley Blue Book), o SUV que mais perdeu preço no ano passado foi o Peugeot 2008, cujas versões zero-quilômetro tinham preço inicial de R$ 112.425 em janeiro de 2022, mas o valor médio dessa mesma versão seminova em dezembro de 2022 caiu para R$ 92.967 – uma desvalorização de 17,3%.
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Curiosamente, estão entre os SUVs mais desvalorizados modelos que foram renovados ao decorrer do ano passado e ficaram até mais caros. É o caso do Caoa Chery Tiggo 7, Tiggo 8 e Audi Q3.
A lista conta também conta com modelos que saíram de linha no final do ano, como o Mitsubishi Outlander e o trio da JAC Motors – T40 Plus, T50 Plus e T60 Plus. A montadora chinesa, aliás, é a que mais figura no ranking, seguido pela Peugeot, que aparece com o 2008 e o 3008.
Jac E-JS4 é o SUV elétrico que mais desvalorizou em 2022
André Paixão/Autoesporte
Outro representante da JAC é a E-JS4 – o único elétrico na tabela. Em um ano, o SUV elétrico mais “barato” do Brasil ficou cerca de 15% mais em conta em relação a sua versão zero-quilômetro.
Confira a seguir o ranking dos utilitários esportivos que mais desvalorizaram no ano passado. Como recorte, Autoesporte separou somente os modelos que custam até R$ 300 mil e mais perderam valor.
SUVs que mais desvalorizaram em 2022
Preço do usado vai cair?
Desde o ano passado, a tendência para o preço do usado e seminovo é de queda. Se acompanharmos o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022, o carro usado havia ficado, em média, 17% mais caro. Já entre janeiro de 2023 e janeiro de 2022, a inflação oficial sobre o usado foi bem menor, de apenas 1,07%.
Em algumas capitais, inclusive, a deflação chegou a 5%. De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o seminovo está entre 6% a 7% mais barato em relação ao que custava no primeiro semestre de 2022. Para os próximos meses, a entidade prevê uma pequena queda de até 3% para o usado.
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