BYD lidera o ranking dos híbridos mais econômicos com três modelos na lista; confira Após o Inmetro atualizar o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que avalia os dados de eficiência energética de todos os carros vendidos no país, Autoesporte já preparou uma lista dos modelos elétricos com as maiores autonomias de 2025. Agora, chegou a vez de descobrirmos quais são os carros híbridos mais econômicos do mercado neste ano.
Mas antes, vamos explicar o método utilizado. Consideramos o consumo energético, listado em MJ/km, como principal critério para definir os modelos mais eficientes. Dessa forma, o desempate ficou por conta do consumo com gasolina. Além disso, apenas a versão com a maior economia de cada veículo foi incluída no ranking.
Importante reforçar que, para elaborar essa lista, não consideramos os híbridos leves (MHEV) pelo baixo nível de eletrificação. Ou seja, apenas veículos híbridos plenos (HEV) e plug-in (PHEV), que têm recarga externa, fazem parte do ranking. No caso da lista, os 10 mais eficientes do país são aqueles que podem ser carregados na tomada. Isso acontece porque motor elétrico e bateria são dimensionados para entregar maior autonomia elétrica, reduzindo a dependência de combustível líquido.
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Também é preciso lembrar que, no caso dos plug-in, o Inmetro faz a medição do consumo de duas formas diferentes (e antagônicas). Primeiro, com a bateria cheia e usando apenas o modo elétrico. O resultado é apresentado em km/le, uma equivalência para o padrão que conhecemos.
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Com a bateria descarregada, o órgão refaz a medição usando apenas o motor a combustão. Por isso o número exibido é similar ao de um veículo sem eletrificação.
Como poderão observar mais a frente, a BYD domina a lista dos híbridos mais econômicos com três modelos. Entretanto, outras marcas como GWM, Caoa Chery, Lexus, Toyota e BMW também integram o elenco. Confira:
10°) BMW 530e M Sport: 0,76 MJ/km
Versão híbrida do sedã de luxo estreou em 2024 e faz 27,3 km/l no consumo médio combinado
Divulgação
Preço: R$ 601.950
Motor: 2.0 turbo a gasolina + elétrico de 299 cv de potência e 45,9 kgfm de torque
Autonomia no modo elétrico: 70 km
Consumo energético: 0,76 MJ/km
Consumo com gasolina na cidade/estrada (km/l): 10,9 km/l / 12,3 km/l
9°) Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid: 0,66 MJ/km
Caoa Chery Tiggo 8 PHEV passou por uma atualização no mercado brasileiro
Vitória Drehmer/Autoesporte
Preço: R$ 279.990
Motor: 1.5 turbo a gasolina + dois elétricos de 317 cv de potência e 56,6 kgfm de torque
Autonomia no modo elétrico: 56 km
Consumo energético: 0,66 MJ/km
Gasolina na cidade/estrada (km/l): 11,8 km/l / 11,3 km/l
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8°) Caoa Chery Tiggo 7 PHEV: 0,62 MJ/km
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ui. No caso da lista, os 10 mais eficientes do país são aqueles que podem ser carregados na tomada. Isso acontece porque motor elétrico e bateria são dimensionados para entregar maior autonomia elétrica, reduzindo a dependência de combustível líqi
Preço: R$ 239.990
Motor: 1.5 turbo a gasolina + dois elétricos de 317 cv de potência e 56,6 kgfm de torque
Autonomia no modo elétrico: 60 km
Consumo energético: 0,62 MJ/km
Gasolina na cidade/estrada (km/l): 12,3 km/l / 11,9 km/l
7°) Toyota RAV4: 0,62 MJ/km
Toyota RAV4 PHEV é equipado com o já conhecido motor 2.5 aspirado a gasolina ligado a outros dois propulsores elétricos
Murilo Góes/Autoesporte
Versão: XSE PHEV
Preço: R$ 402.420
Motor: 2.5 aspirado a gasolina + dois elétricos de 306 cv de potência (torque total não revelado)
Autonomia no modo elétrico: 55 km
Consumo energético: 0,62 MJ/km
Gasolina na cidade/estrada (km/l): 14 km/l / 12,9 km/l
6°) Lexus RX 450H+: 0,61 MJ/km
Preço: R$ 609.990
Motor: 2.5 aspirado a gasolina + dois elétricos de 308 cv de potência (torque total não revelado)
Autonomia no modo elétrico: 56 km
Consumo energético: 0,61 MJ/km
Gasolina na cidade/estrada (km/l): 13,9 km/l / 12,4 km/l
Lexus RX 450h+ é o Carro do Ano Luxo 2025
5°) Lexus NX 450H+: 0,61 MJ/KM
Lexus NX 450h+ acaba de estrear no mercado brasileiro por R$ 458 mil
Divulgação
Preço: R$ 457.990
Motor: 2.5 aspirado a gasolina + dois elétricos de 308 cv de potência (torque total não revelado)
Autonomia no modo elétrico: 55 km
Consumo energético: 0,61 MJ/km
Gasolina na cidade/estrada (km/l): 14,5 km/l / 12,7 km/l
4°) GWM Haval H6 PHEV19: 0,60 MJ/km
Preço: R$ 244.000
Motor: 1.5 turbo a gasolina + elétrico de 326 cv de potência e 54 kgfm de torque
Autonomia no modo elétrico: 74 km
Consumo energético: 0,60 MJ/km
Gasolina na cidade/estrada (km/l): 13,6 km/l / 12,3 km/l
3°) BYD Song Plus: 0,58 MJ/km
Versão: GS
Preço: R$ 244.800
Motor: 1.5 aspirado a gasolina + elétrico de 235 cv de potência e 40,8 kgfm de torque
Autonomia no modo elétrico: 68 km
Consumo energético: 0,58 MJ/km
Gasolina na cidade/estrada (km/l): 14,9 km/l / 12,1 km/l
2°) BYD Song Pro: 0,56 MJ/km
Versão: GS
Preço: R$ 204.800
Motor: 1.5 aspirado a gasolina + elétrico de 235 cv de potência (torque total não revelado)
Autonomia no modo elétrico: 68 km
Consumo energético: 0,56 MJ/km
Gasolina na cidade/estrada (km/l): 15,2 km/l / 12,2 km/l
1°) BYD King: 0,50 MJ/km
O BYD King ocupa a posição de carro híbrido mais econômico do Brasil. O sedã, principal rival do Toyota Corolla no mercado nacional, é equipado com um sistema híbrido plug-in que une o motor 1.5 aspirado a gasolina de 110 cv a um elétrico de 179 cv. A potência combinada é de 235 na versão GS, mas o torque combinado não foi divulgado.
Versão: GS
Preço: R$ 191.900
Motor: 1.5 aspirado a gasolina + elétrico de 235 cv de potência (torque total não revelado)
Autonomia no modo elétrico: 80 km
Consumo energético: 0,50 MJ/km
Gasolina na cidade/estrada (km/l): 16,8 km/l / 14,7 km/l
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