SUV tem inspiração na Lamborghini e terá um inédito motor 1.0 turbo com potência que pode chegar a 130 cv A Omoda Jaecoo apresentou o C3, novo SUV compacto que está confirmado para ser produzido no Brasil, onde seu nome será apenas Omoda 3. O modelo inédito será o carro mais barato da marca chinesa, vai concorrer com Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e companhia e pode até oferecer motor 1.0 turbo. O lançamento em nosso mercado acontecerá em 2027.
Como o SUV ainda está em desenvolvimento, a Omoda Jaecoo mostrou apenas um protótipo a jornalistas e concessionários em Wuhu (China). Foi onde Autoesporte descobriu mais sobre sua produção nacional e o também sobre o misterioso motor 1.0 turbo.
Conheça o Novo Omoda
Omoda 3 se inspira no Lamborghini Urus
Cauê Lira
A inspiração no Lamborghini Urus é gritante. O Omoda 3 incorpora o estilo do SUV de luxo italiano no formato da dianteira, nos faróis de LED e no desenho da carroceria. Na traseira, segue um estilo semelhante ao do Omoda 7.
Seu apelo jovial foi inspirado nos jogos de computador e na modalidade dos e-sports. O novo SUV, de acordo com a marca, mira um público mais jovem e “descolado”.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Tal abordagem surge principalmente na cabine, onde o Omoda 3 traz o “Starship Cockpit”, em uma referência às naves espaciais. Diversos componentes são customizáveis, como o painel de instrumentos e o layout da central multimídia (que tem até videogame instalado, com controles). Luzes ambientes de LED também foram incorporadas e trazem um aspecto mais sofisticado, tecnológico e futurista.
A marca também fez uma demonstração que revelou que o assistente de voz pode responder perguntas do proprietário até pelo lado de fora. Uma voz robótica no melhor estilo “Super Máquina” é emitida por alto-falantes externos.
O Omoda 3 corresponde ao Tiggo 3X, modelo que foi vendido no Brasil pela Caoa Chery por menos de um ano. Porém, neste caso, trata-se de um modelo totalmente novo, sem relações ou intercambiabilodade de componentes com a geração anterior.
Motor 1.0 em desenvolvimento
A Omoda Jaecoo não revelou detalhes do conjunto mecânico do novo SUV. Autoesporte ouviu de concessionários que existe o plano de desenvolver uma versão com motor 1.0 turbo para concorrer em um segmento de volume. Teria algo em torno de 130 cv de potência.
Essa unidade 1.0 turbo ainda não existe, mas seu desenvolvimento seria viável para atender a América Latina. De tal forma, a Omoda Jaecoo pretende competir num segmento em que outras concorrentes chinesas, como BYD e GWM, não atuam.
Onde será produzido?
A Omoda Jaecoo confirmou que o Omoda 3 será produzido no Brasil em arranjo CKD. Todos os seus componentes serão importados da China para que a montagem seja finalizada no Brasil. De tal forma, além de economizar espaço no translado (kits desmontados são mais fáceis de transportar do que carros inteiros), a Omoda Jaecoo teria o benefício da alíquota de IPI para carros 1.0.
O local de produção ainda não foi revelado. Autoesporte antecipou que a Omoda Jaecoo negocia com a Comexport para montar seus carros em Horizonte (CE), na antiga fábrica da Troller. Porém, estimando o lançamento para 2027, outro local que pode receber a produção do SUV é o complexo de Jacareí (SP).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More