“Versão” elétrica do XC90 ainda tem 517 cv de potência e 600 km de autonomia A Volvo segue firme no compromisso de vender somente carros elétricos no mundo – e no Brasil – a partir de 2030. E o mais novo passo da marca sueca nesse sentido é o EX90. A versão elétrica do XC90 começa a ser vendido no ano que vem na Europa, enquanto o Brasil terá que esperar até o início de 2024 para receber o SUV.
A fabricante também segue firme e reforça outra promessa: a sustentabilidade. São exatos 48 kg de plástico reciclado e materiais reciclados e de origem natural usados – desde garrafas pet até madeira certificada e retirada de florestas gerenciadas de maneira responsável na Suécia e na Finlândia.
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E o EX90 chega com número superlativos. São dois motores elétricos que fornecem, no total, nada menos que o equivalente a 517 cv de potência e 92,8 kgfm(!) de torque. A tração é integral. Já a autonomia, segundo a Volvo, é de 600 km (WLTP) graças às grandes baterias de 111 kWh. Em estações de recarga rápida, o tempo de carregamento de 10% a 80% pode ser feito em menos de 30 minutos.
Falando de design, o EX90 tem desenho exclusivo, mas ainda sim mantém as características do XC90 (que inclusive será mantido à venda nas variantes híbridas plug-in). A inspiração, no entanto, é baseada no conceito Concept Recharge. A dianteira agora tem a grade fechada e um novo arranjo dos faróis de LED de 1,3 megapixels com o clássico desenho do “martelo de Thor”.
Nas laterais, as rodas de 22 polegadas têm desenhos projetados para diminuir a turbulência do ar e, consequentemente, o arrasto aerodinâmico. Na traseira, as lanternas são em formato de “C” e avançam no vidro, como no cupê C40.
Volvo EX90 tem desenho exclusivo, mas ainda sim mantém as características do XC90
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Dentro, se o XC90 já era minimalista e com pouquíssimos botões, o EX90 leva ainda mais a sério essa simplicidade. Há uma tela central vertical de 14,5 polegadas é a sua porta de entrada para um dos sistemas de infoentretenimento mais avançados do mercado, com a conectividade interna e 5G do Google. O SUV ainda virá com som de cinema por meio da tecnologia Dolby Atmos entregue pelo sistema de áudio premium Bowers & Wilkin com 25 alto-falantes para um som imersivo em toda a cabine.
Os bancos terão a opção de serem feitos a partir de uma mistura de lãs, com origem de uma fábrica também certificada de acordo com os padrões de sustentabilidade em bem-estar animal e meio ambiente – por aqui a Volvo vende o XC60 com bancos feitos da reciclagem do lixo retirado dos oceanos. Os tapetes também adotam o conceito de economia circular e são parcialmente feitos de poliamida (uma espécie de nylon) regenerada.
O Volvo EX90 também virá com a tecnologia phone key de série. Seu smartphone serve como chave e desbloqueia automaticamente o carro à medida que você se aproxima. Seu perfil pessoal também será carregado automaticamente quando você entrar no SUV.
Interior do Volvo EX90 traz vários materiais reciclados
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Por fim, o que não poderia faltar é também o compromisso com a segurança. O EX90 será capaz de detectar uma criança dormindo no banco de trás e até mesmo se o motorista esquecer seu animal de estimação dentro do carro. Sensores e câmeras especiais, alimentados por algoritmos desenvolvidos pela Volvo, medem a concentração de olhares. A tecnologia permite que o EX90 “entenda” quando você está distraído, sonolento ou de outra forma desatento.
Além disso, a fabricante instala nada menos do que 30 sensores ultrassônicos, oito câmeras e cinco radares no exterior, com o sistema LiDAR de última geração integrado ao teto do SUV. Já pensando claramente no futuro com carros autônomos, a marca traz uma tecnologia de ponta para o novo carro, que será capaz de detectar pedestres até 250 metros de distância.
O EX90 vai chegar ao Brasil em 2024 e se juntar ao XC40 elétrico e sua variante cupê, o C40 – únicos dois carros totalmente elétricos da Volvo disponíveis atualmente no mundo.
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