Versão esportiva do SUV cupê vai usar o mesmo motor 250 TSI de 150 cv do finado Polo GTS; preço deve ficar na casa dos R$ 180 mil Nova geração da Amarok, Taos 2025 com câmbio atualizado antes de mudar de cara (e de país) e, claro, Tera. O noticiário da Volkswagen tem sido movimentado nas últimas semanas. Mas o próximo lançamento da marca no Brasil não é nenhum dos nomes já citados. Ansiosamente aguardado pelos fãs da marca, o Nivus GTS está na fase final da preparação e chega aos concessionários no final de em abril.
O lançamento da versão esportiva do SUV com estilo cupê acontece mais de seis meses após a apresentação do modelo, em outubro passado, junto com a linha 2025 do Nivus. Na ocasião, a Volkswagen apenas revelou o visual do GTS. Agora, durante a Expo Londrina, quando lançou T-Cross Extreme e Nivus Sense, a marca confirmou que o esportivo chega às lojas até o fim deste mês.
O grande intervalo pode ser explicado pelo fato de que o Polo GTS, modelo que o Nivus vai substituir, ainda estava sendo vendido. Apesar de a produção ter sido encerrada em dezembro de 2024, os estoques só se esgotaram há poucas semanas.
Volkswagen Polo GTS só teve estoques esgotados em março
Cauê Lira/Autoesporte
Concessionários ouvidos por Autoesporte disseram que a chegada do Nivus GTS será próxima à do Tera, grande aposta da Volkswagen para 2025. No entanto, para não ser ofuscado pelo SUV de entrada, o esportivo começa a ser vendido antes, entre o final de abril e início de maio.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Como será o Volkswagen Nivus GTS
Motor 1.4 TSI é o mesmo que equipava o Polo GTS e também está presente em Taos e T-Cross
Bruno Guerreiro/Autoesporte
O conjunto mecânico do Volkswagen Nivus GTS é o mesmo do finado Polo GTS. Estamos falando do motor 250 TSI 1.4 turbo flex da família EA211, com quatro cilindros, 16 válvulas e injeção direta, capaz de render 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com gasolina ou etanol . O câmbio éautomático de seis marchas, a caixa AQ250 da Aisin, com tração dianteira e ajustes exclusivos de suspensão e freios.
Visualmente, o novo Volkswagen Nivus GTS terá elementos exclusivos externa e internamente, como malhas da grade do tipo colmeia, acabamento das tomadas de ar dianteiras em preto brilhante e toda a base do para-choque em tom escuro, além de spoiler traseiro mais robusto, apliques em tom vermelho e rodas de liga leve aro 18 exclusivas.
Grade com trama de colmeia e emblemas GTS marcam a versão exclusiva
autoesporte
A traseira é praticamente idêntica, exceção feita à inscrição GTS em tom vermelho na tampa do porta-malas. O letreiro também aparece na extremidade das portas laterais dianteiras, quase coladas aos dois para-lamas frontais. Curiosamente, estão aplicadas diretamente ao vinco da carroceria, sem a presença de uma insígnia.
Quanto vai custar o Nivus GTS?
Volkswagen Nivus GTS será a opção mais cara da linha
Divulgação/Volkswagen
Apesar de já terem recebido o cronograma de lançamento do Nivus GTS, as lojas ouvidas por Autoesporte ainda não sabem quanto o crossover esportivo vai custar.
Porém, podemos aplicar lógica parecida com o Polo GTS para estimar o preço do Nivus. No caso do finado hatch, a variante esportiva custava cerca de 20% mais do que a versão Highline, a topo de linha com motor 1.0 turbo.
Initial plugin text
No caso do Nivus, um aumento de 20% sobre os R$ 160.790 da configuração Highline levaria o preço para além dos R$ 190 mil. Há uma barreira chamada T-Cross, no entanto. Atualmente, a versão Highline, equipada com o mesmo motor 1.4 turbo, custa R$ 184.490.
Logo, podemos esperar que a diferença entre as versões seja menor no Nivus GTS. Algo na faixa de R$ 180 mil faria mais sentido.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More