SUV compacto ainda não teve o preço revelado e pode ser oferecido com duas opções de motorizações A Renault apresentou o Kardian em evento global nesta quarta-feira (25), mas pretende manter alguns segredos até o modelo chegar às lojas, o que está previsto para acontecer em março de 2024. No entanto, durante o lançamento, informações extras sobre motorização e versões do SUV compacto foram reveladas.
Renault Duster 2024: preços, versões, equipamentos e consumo
Renault Kardian é o rival que Fiat Pulse e VW Nivus não queriam; conheça o SUV em detalhes
Renault mostra conceito de picape híbrida que deve dar origem a próxima Oroch
Em um painel de design mostrando os materiais de acabamento do Kardian, a fabricante francesa apontou que o SUV terá quatro níveis de acabamento: Evolution, Techno (ou Tecno) e Iconic. Há ainda a versão Premiere Edition, de lançamento, que deve ter unidades limitadas.
Nome do Renault Kardian fica centralizado na tampa do porta-malas
Renan Bandeira/Autoesporte
As configurações mais baratas terão rodas de ferro com calotas. No caso da Evolution, deve ser um conjunto simples. Já a Techno (ou Tecno) deve receber peças mais estilosas, à exemplo do que a Chevrolet faz com Tracker e a Renault, com Kwid – onde elas parecem rodas de liga leve.
Apenas a Iconic, configuração mais completa, é que deve ter as rodas de liga leve de 17 polegadas. Esta última também terá acabamento de couro sintético. Já as variantes mais básicas terão todo o revestimento de tecido.
Renault Kardian tem central multimídia de 8 polegadas
Renan Bandeira/Autoesporte
Em todos os casos, o Kardian terá painel de instrumentos digital de 7 polegadas e central multimídia de 8 polegadas com conexão de Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Resta saber agora qual o preço de cada uma das versões, já que essa informação ainda não foi revelada. A expectativa é que o Kardian seja vendido na mesma faixa de preço do Fiat Pulse, que tem preços entre R$ 103 mil e R$ 134 mil.
E a motorização?
Até o momento, a fabricante francesa informou que o mais novo SUV compacto do mercado será equipado com um motor 1.0 turbo flex de injeção direta de combustível. A Renault revelou especificações apenas com etanol: são 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque. Quanto a potência, é menor do que as de Volkswagen Nivus e Fiat Pulse, mas o Kardian oferece 2 kgfm de torque a mais que os rivais.
Motor 1.0 turbo flex não será único no Kardian
Renan Bandeira/Autoesporte
Só que outra informação que escapou no evento é que essa motorização não deve ser a única oferecida. O presidente da Renault para América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, explicou que “o Kardian será lançado primeiro com as versões 1.0 turbo”, já indicando a possibilidade da chegada de outras motorizações. Além disso, afirmou que o “1.6 está em estudo.”
A fabricante francesa deve esperar para lançar as versões 1.6 um pouco depois das 1.0 turbo flex. Essa motorização vai equipar as configurações mais simples do SUV, justamente para concorrer com o Pulse 1.3 aspirado flex.
É um motor conhecido no mercado, pois já equipou Logan e Sandero, e atualmente está disponível em Oroch e Duster. Rende até 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque, que são números superiores aos do motor aspirado do Pulse, que entrega até 107 cv e tem 13,7 kgfm. Além disso, pode ser acoplado a uma caixa manual ou automática.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More