Inspirado em hatch clássico, SUV tem chances de ser comercializado no continente, posicionado entre Kwid E-Tech e Megane E-Tech Apresentado no Salão do Automóvel de Paris, o Renault 4 E-Tech poderia ser um SUV elétrico qualquer. Mas não. Inspirado em um clássico, o utilitário esportivo já chega com pompa e circunstância. O modelo começa a ser vendido na Europa no terceiro trimestre e fontes já cogitam sua comercialização na América do Sul – onde ficaria posicionado entre Kwid E-Tech e Megane E-Tech.
Embora não seja um sucessor direto, o SUV elétrico é uma espécie de nova encarnação, um “herdeiro espiritual”, do Renault 4. O hatchback foi produzido entre 1961 e 1994 e teve mais de 8 milhões unidades vendidas em 100 países. Uma resposta ao Citroën 2CV, o compacto foi um grande hit, inclusive, em mercados como Colômbia e Argentina.
Renault 4 E-Tech tem traseira que presta “homenagem” ao predecessor
André Schaun/Autoesporte – Salão do Automóvel de Paris 2024
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
A nova, digamos, “versão” do Renault 4 pouco tem a ver com o hatch clássico. O SUV elétrico é baseado no conceito 4EVER Trophy e é uma derivação do irmão maior, o R5 E-Tech. No entanto, apresenta detalhes visuais interessantes que fazem referência ao seu antepassado.
O Renault 4 E-Tech presta homenagem aos faróis arredondados e às lanternas verticalizadas do R4. Além disso, apresenta carroceria mais “quadradona” e tampa traseira que chega a invadir o para-choque a fim de garantir maior praticidade – algo similar ao oferecido pelo modelo clássico.
Modelo traz referências ao clássico hatchback da Renault, como os faróis arredondados
André Schaun/Autoesporte – Salão do Automóvel de Paris 2024
O novo SUV elétrico da Renault tem 4,16 m de comprimento e 2,62 m de entre-eixos. Na Europa, a reencarnação do R4 se posiciona entre a dupla Clio e Captur. Vale salientar que a chegada do modelo não condena os dois modelos a combustão, que seguem no portfólio da fabricante francesa.
O propulsor elétrico do novo SUV elétrico da Renault é o e-PT 100, fabricado na unidade de Cléon. Esse motor, que rende 152 cv e 24,9 kgfm, é o mesmo utilizado no R5 E-Tech. O veículo vai de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. O 80 a 120 km/h é feito em 7 segundos. O utilitário esportivo tem velocidade máxima limitada eletronicamente a 150 km/h.
O Renault 4 E-Tech dispõe de bateria de Níquel Manganês Cobalto (NMC) de 52 kWh, que pesa menos de 300 kg. Sua autonomia no ciclo europeu WLTP é de 400 km.
Renault 5 volta como carro elétrico para brigar com Mini Cooper e Fiat 500
Na Europa, Renault 4 E-Tech fica posicionado entre Clio e Captur
André Schaun/Autoesporte – Salão do Automóvel de Paris 2024
Initial plugin text
Confira abaixo os tempos de recarga do Renault 4 E-Tech
Carregamento AC de 11 kW: de 10% a 100% em quatro horas e 30 minutos;
Carregamento DC de 100 kW: de 15% a 80% em 30 minutos.
Há ainda configuração de entrada equipada com propulsor de 120 cv e 22,9 kgfm, associado a uma bateria de 40 kWh. Nesse caso, o veículo vem com carregador DC de 80 kW e oferece alcance de até 300 km no ciclo WLTP. Os tempos de carregamento para essa opção são:
Carregamento AC de 11 kW: de 10% a 100% em três horas e 30 minutos;
Carregamento DC de 80 kW: de 15% a 80% em 30 minutos.
Cabine do Renault 4 oferece quadro de instrumentos digital e central multimídia flutuantes; ar-condicionado não é digital
André Schaun/Autoesporte – Salão do Automóvel de Paris 2024
Leapmotor B10: SUV elétrico vem ao Brasil para brigar com BYD Yuan Plus
Novo Citroën C5 Aircross antecipa SUV médio elétrico que chega em 2025
O Renault 4 E-Tech tem lançamento previsto para o terceiro trimestre do ano que vem na Europa. Para a América do Sul, conforme mencionamos, ainda não há nada certo – tampouco no Brasil. Vale, no entanto, dizer que Kwid E-Tech e Megane E-Tech são vendidos em nosso mercado por R$ 139.990 e R$ 279.900, respectivamente.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More