Stellantis confirma lançamento na Europa para o início do ano que vem; modelo nacional será apresentado até 2027 A Jeep divulgou novas imagens e informações sobre a próxima geração do Compass, que será lançada globalmente em 2026. Pela primeira vez, a Stellantis revelou que o SUV médio terá versões híbrida plena (HEV), híbrida plug-in (PHEV) e elétrica (BEV). Sua apresentação no Brasil deve acontecer até o final de 2026.
As fotos comprovam que, conforme Autoesporte antecipou em projeções, o Compass terá um visual mais próximo do Commander. Isso fica claro pelo formato da carroceria, dos arcos de rodas e, principalmente, da coluna C. Os faróis seguem a nova identidade da Jeep apresentada no Avenger e a grade frontal traz filetes de LED para demarcar suas sete aberturas. Confira abaixo a galeria completa:
Galerias Relacionadas
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Na traseira, o Compass poderá incorporar abordagem mais futurista, com lanternas em LED com grafismos inéditos. Existe até a chance de contarem com acabamento fumê na parte acrílica. As fotos em preto e branco conceituais, feitas pelo fotógrafo Alessandro Dobici, escondem este detalhe.
Detalhe fumê nas lanternas traseiras do Compass trazem uma abordagem futurista
Divulgação
Como se tornou uma tradição, a Jeep vai espalhar easter eggs pela carroceria. Em uma imagem que aparenta ser do interior (por conta das costuras aparentes), traz o lettering “Since 1941”, fazendo referência ao ano de fundação da marca.
Versões híbridas e elétricas
Lanternas do Compass serão interligadas, como aponta a projeção
Kleber Design
O novo Compass será produzido sobre a plataforma modular STLA Medium, para carros de porte médio. Ao que tudo indica, crescerá em todas as suas proporções, superando os atuais 4,40 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,63 m de altura e, principalmente, os 2,63 m de distância entre-eixos.
Outra novidade é que, além da versão plug-in que já existe na atual geração (mas que saiu de linha), o Compass receberá uma variante totalmente elétrica. Este é um benefício da plataforma STLA Medium, que permite diversos níveis de eletrificação sem grandes adaptações. A Stellantis ainda não divulgou informações técnicas detalhadas.
Initial plugin text
Sabemos também que o Compass não abandonará suas versões a combustão. No Brasil, terá um sistema híbrido leve de 48V que funcionará em conjunto com o atual motor 1.3 turbo flex de 16 válvulas. Uma vantagem desta mecânica — e também uma diferença em comparação com outros MHEV — é que o SUV poderá rodar somente na eletricidade em baixas velocidades. Portanto, trata-se de um conjunto MHEV capaz de emular um HEV.
Vale lembrar que essa opção mecânica era aguardada para a atual geração do Compass em 2025, mas a Stellantis decidiu aguardar a chegada da nova geração em 2026.
Outra mecânica que pode surgir no Compass nacional é a híbrida plug-in. A Stellantis vai importar os motores (a combustão e elétrico) e as baterias para que a montagem seja realizada em Goiana (PE). Será o primeiro modelo PHEV produzido pela gigante automotiva no país.
A produção do novo Jeep Compass pode atrasar?
Stellantis quer produzir o Compass no Canadá, mas novas tarifas nos EUA pode mudar os planos
Divulgação
Mesmo sendo um carro global, a nova geração do Compass dificilmente será lançada consecutivamente em todos os continentes. A produção em Melfi (Itália) vai começar no final deste ano, com previsão de lançamento no mercado europeu para o primeiro trimestre de 2026. Em seguida, será mostrado no Brasil, provavelmente na segunda metade de 2026, antes de seu lançamento oficial em 2027.
Um impasse que a Stellantis precisa resolver diz respeito às novas tarifas no mercado americano. O plano inicial era produzir o Compass no Canadá. Entretanto, com a nova alíquota de 25% sobre automóveis importados nos Estados Unidos, o site Carscoops revelou que a Stellantis pode repensar a estratégia. De tal forma, sua chegada à América do Norte pode atrasar.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More