Flagras de diversos protótipos do SUV compacto renovado ainda em testes, mesmo após o lançamento, confirmam o desenvolvimento Quando decidiu antecipar o lançamento do novo Creta 2025 para o final deste ano e não o primeiro trimestre do ano que vem, conforme originalmente programado, a Hyundai tomou outra decisão a tiracolo: oferecer a nova versão de topo, Ultimate 1.6 TGDi, com motor turbo de injeção direta e 1.6 litro de 193 cv, em uma especificação que aceita apenas gasolina no tanque. Mas a marca coreana já trabalha em sua variante flex.
Flagras recentes do novo Hyundai Creta ainda em testes, como o que ilustra a abertura deste artigo, do perfil @placaverde, mostram protótipos em testes intensos mesmo após o lançamento da linha 2025 profundamente renovada. Isso indica que a Hyundai ainda está testando alguma coisa em seu SUV compacto. E Autoesporte pode afirmar que é o motor 1.6 TGDi adaptado para flex e capaz de aceitar também etanol no tanque.
Na época do lançamento do novo Creta, o presidente da Hyundai Motor Brasil (HMB), Airton Cousseau, já havia dito em entrevista exclusiva ao podcast CBN Autoesporte que a fabricante “tem planos” para tornar flex o propulsor 1.6 turbo de 193 cv do novo Creta Ultimate. Relembre o que disse o executivo.
“A gente tem planos [de tornar esse motor flex], mas, como você sabe, a questão do desenvolvimento do motor flex demora um pouco. Então, no futuro, pode vir o motor flex. A gente ainda não tem a data, mas o motor a gasolina está aí e tenho certeza absoluta que as pessoas que adquirirem esse veículo vão ficar muito satisfeitas”, Airton Cousseau, presidente da Hyundai Motor Brasil.
Hyundai Creta Ultimate 1.6 TGDi 2025 é movido apenas a gasolina
Renato Durães/Autoesporte
Cousseau também confirmou que a opção por lançar o novo Creta Ultimate 1.6 TGDi somente a gasolina teve a ver com a aceleração do cronograma de lançamento do SUV para o final deste ano em vez do começo de 2025.
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“A questão do motor é bastante simples. Quando você vai preparar um motor para a calibração flex, você tem um tempo de desenvolvimento e esse tempo não estava compatível com o lançamento que estamos fazendo. Então tomamos a decisão, obviamente depois de fazer pesquisas de mercado, de lançar [o novo Creta 1.6 TGDi] somente a gasolina”, disse.
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Hyundai Creta Ultimate 1.6 TGDi 2025 está em estudos para virar flex
Renato Durães/Autoesporte
Em sua variante apenas a gasolina, o motor 1.6 turbo da família SmartStream rende 193 cv de potência e 27 kgfm de torque. O câmbio é o polêmico automatizado de dupla embreagem com embreagem seca e engrenagens banhadas a óleo. Em nosso teste no Rota 127 Campo de Provas, o novo Creta 1.6 TGDi foi de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, 0,3 s a menos do que diz a ficha técnica oficial do SUV compacto. Confira os números completos em um comparativo com os rivais Honda HR-V turbo, Jeep Renegade T270, Renault Duster TCe e Volkswagen T-Cross 250 TSI.
É possível que o novo Creta turbo flex seja oferecido já em 2025, na virada para o ano-modelo 2026. Contudo, o lançamento ainda depende de a marca entender a resposta efetiva dos consumidores à versão Ultimate, que, segundo projeções da marca, deve responder por cerca de 20% das vendas. Estudos internos da Hyundai apontam que, na faixa de preço próxima a R$ 200 mil, compradores ligam menos para o fato de a motorização ser apenas a gasolina.
O motor 1.6 TGDi do novo Hyundai Creta Ultimate
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“Não tivemos nenhuma rejeição de consumidores dizendo ‘não, eu só vou comprar se for flex’”, garantiu o presidente da HMB ao CBN Autoesporte. “Então a gente, com toda a segurança, fez o lançamento do motor 1.6 turbo somente a gasolina em função da expectativa e das respostas que os clientes deram em nossas pesquisas que tivemos”, acrescentou.
“É o motor mais potente da categoria. Muita gente gosta da questão do desempenho do veículo. É um motor muito bem acertado e, comparado com o que nós tínhamos antes, o 2.0 aspirado, teve um ganho de economia de combustível de 9%. Então acho que junta tudo: ganho de potência, economia de combustível e a performance do carro ficou muito boa”, completou Airton Cousseau.
Na linha 2025, o novo Hyundai Creta é vendido entre R$ 141.890 e R$ 189.990, em cinco versões. Com exceção à Ultimate 1.6 TGDi, as demais opções do SUV compacto trazem o motor 1.0 TGDi turbo flex de três cilindros, também da família SmartStream, com 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque. Aqui, o câmbio é automático com conversor de torque de seis marchas. A produção ocorre sempre na fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP).
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