Caminhonete é considerada a “irmã americana” da Hilux; Marca japonesa também estuda criar uma picape intermediária Depois de surgir em registros do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a nova geração da Toyota Tacoma foi revelada de maneira oficial nos Estados Unidos. Vale lembrar que a Tacoma é a “irmã” norte-americana da Hilux vendida no Brasil.
A grande novidade, além do visual que iremos explorar abaixo, está no inédito conjunto híbrido. A picape combinará o motor 2.4 turbo a um propulsor elétrico de 48 cv para chegar aos 330 cv e 64,3 kgfm de torque.
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É a primeira vez que a picape média, que é tratada como compacta nos EUA, recebe um conjunto híbrido. Vale lembrar que a Toyota já confirmou que a próxima geração da Hilux terá tal tecnologia, só resta saber se será este mesmo conjunto.
Esse motor 2.4 também será usado nas demais versões da Tacoma e pode ser calibrado das seguintes maneiras:
231 cv e 33,6 kgfm;
273 cv e 42,8 kgfm;
282 cv e 43,8 kgfm.
A calibração mais potente está exclusivamente ligada ao câmbio automático de oito marchas, enquanto as demais se conectam a caixas manuais de seis posições.
Plataforma de Tundra
Toyota Tacoma usa uma plataforma derivada da TNGA usada no Corolla
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A nova Tacoma usa a plataforma TNGA-F, variante da base que conhecemos do Corolla, mas voltada para uso de veículos com carroceria sobre chassi, como a Tundra, picape grande que concorre com Ford F-150, Chevrolet Silverado e Ram 1500.
Com isso, a picape adotou suspensão traseira independente do tipo multibraços, especialmente nas versões mais voltadas para o off-road, como TRD Pro e Trailhunter.
Toyota Tacoma 2024 tem visual mais comportado na maior parte das versões
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Por falar nessas configurações, o visual delas é o que mais chama atenção, especialmente pelos alargadores de caixas de roda, que aumentam a sensação de robustez. Em geral, o design da Tacoma é exatamente o que vazou no INPI.
Portanto, o destaque fica para a enorme grade em forma de octógono que ocupa boa parte da dianteira e é cercada por um elemento que se confunde com o para-choque. Os faróis são pequenos e quadrados, mas com todas as luzes em LED.
Versões mais extremas da Toyota Tacoma trazem caixas de roda alargadas e visual mais invocado
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Além das caixas de rodas, para diferenciar as versões voltadas para o off-road, a Toyota trocou seu símbolo pelo nome escrito por extenso, como na Hilux GR-Sport. Na traseira, o nome da picape é estampado em baixo relevo e as lanternas são de LED em forma de “C”.
No interior há uma revolução em comparação com a Hilux. Há quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas nas versões mais caras ou 7 polegadas nas versões de entrada. A central multimídia pode ter 8 ou 14 polegadas.
Cabine da Toyota Tacoma tem central multimídia de até 14 polegadas
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“Baby Hilux”
Apesar de programar uma nova geração da Hilux para os próximos anos, a Toyota também quer aumentar sua participação no mercado de picapes com outros produtos. Um deles seria uma picape intermediária, abaixo da Hilux e feita para competir com Ford Maverick e Fiat Toro.
Leon Theron, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota, declarou recentemente que a marca trabalha em soluções para a África e outros produtos, estes de alcance global.
Toyota RAV4 pode dar origem a picape monobloco menor que a Hilux
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Informações da imprensa australiana, onde o RAV4 é líder entre os SUVs, apontam que o modelo ganhará uma nova geração em 2024 e que essa geração daria origem a uma picape. Portanto, uma picape monobloco, exatamente como Toro, Maverick e Montana.
A grande questão, ao menos para o Brasil, é que o RAV4 é importado do Japão e não consegue competir em volume com os demais SUVs, tanto que a Toyota apelou para a criação do Corolla Cross. Resta saber se o investimento será feito para atender apenas mercados como EUA e Europa ou se a Toyota encontrará uma solução local.
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