Após anos de especulações e espera, tanto o SUV médio quanto a motorização e-Power finalmente farão suas estreias no mercado brasileiro Foram anos de estudos, especulações, meias confirmações, refugos e aguardo. Mas, ao que parece, enfim a Nissan bateu o martelo para lançar o X-Trail no Brasil em 2025. Não só isso. O conjunto híbrido e-Power, outra tecnologia prometida há tempos pela marca japonesa ao nosso mercado, fará sua estreia por aqui junto com o SUV médio. O lançamento deve ocorrer ainda no primeiro semestre.
Flagra recente publicado pelo perfil @gessnermotors no Instagram mostra um protótipo do novo Nissan X-Trail em testes pelas ruas de Curitiba (PR). É na região metropolitana da capital paranaense, mais precisamente em São José dos Pinhais, que a fabricante mantém um centro de pesquisa e desenvolvimento. Por isso, a base de testes do novo SUV se concentra lá.
Initial plugin text
O flagra confirma uma informação trazida por Autoesporte em junho deste ano, de que a Nissan preparava para o Brasil um novo SUV rival do Jeep Compass, dentro de um pacote de investimentos de R$ 2,8 bilhões.
Initial plugin text
Como é o Nissan X-Trail e-Power
Vendido nos Estados Unidos como Rogue, o Nissan X-Trail está em sua quarta geração global, existente desde 2021 e que inclusive já passou por uma renovação visual. No Brasil, deve vir já com o design atualizado e com o nome X-Trail em vez de Rogue. Ainda não está claro se será importado da Ásia – onde é produzido no Japão e na China – ou dos EUA.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Nissan Rogue vendido nos Estados Unidos antecipa o visual do X-Trail e-Power
Divulgação/Nissan
Construído sobre a plataforma CMF-CD da aliança Renault-Nissan, a mesma do futuro Mitsubishi Outlander PHEV, que também chega ao Brasil em 2025, o Nissan X-Trail é um SUV médio com porte similar ao de um Chevrolet Equinox ou Ford Territory.
Veja 90 carros que serão lançados no Brasil em 2025
Por isso, tem as seguintes dimensões: 4,68 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,73 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. O porta-malas, um pouco menor na configuração e-Power, a fim de comportar as baterias, tem capacidade para 575 litros.
A motorização e-Power do Nissan X-Trail: um conjunto híbrido no qual a tração das rodas é sempre feita pelo motor elétrico
Divulgação/Nissan
A motorização e-Power é um conjunto eletrificado diferente de tudo que conhecemos, chamado “híbrido em série”. O mais próximo de sua lógica que temos são os chamados veículos elétricos de autonomia estendida (Erev).
Flagra do novo Nissan X-Trail e-Power no Brasil
Reprodução/Gessnermotors
No caso do X-Trail e-Power, um motor 1.5 turbo de três cilindros opera apenas como gerador, alimentando uma bateria de íons de lítio de 1,97 kWh de capacidade. A tração das rodas é feita sempre por dois motores elétricos, um sobre cada eixo, gerando 213 cv de potência e 25,5 kgfm de torque combinados. A tração integral recebe o nome e4orce (lê-se “e-force”).
Nos Estados Unidos, o consumo de combustível do Nissan X-Trail e-Power se aproxima de 20 km/l com gasolina e o 0 a 100 km/h é feito em 7 segundos. No Brasil, o SUV médio deve manter a motorização apenas a gasolina, sem conversão para flex.
Nissan X-Trail e-Power deve trazer acabamento com couro marrom e muitos itens de tecnologia e segurança
Divulgação/Nissan
Internamente, podemos esperar por acabamento usando tons contrastantes de preto com marrom, seguindo o mesmo padrão do sedã médio Sentra.
Em termos de tecnologia, o novo Nissan X-Trail e-Power deve vir equipado com sistemas completos de conectividade – Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução, quadro de instrumentos digital – e segurança ativa (Adas) – frenagem autônoma emergencial, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e assistente de permanência em faixa.
O preço do Nissan X-Trail e-Power no Brasil deve ficar na faixa entre R$ 200 mil e R$ 250 mil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More