Nissan Versa 2024 está mais bonito do que nunca, muito bem equipado, mas vive um casamento difícil entre motor e câmbio CVT Beleza é algo relativo, mas todo mundo conhece uma pessoa que era feia na época da escola e, depois de alguns anos, ficou bonita. Filme americano com esse enredo também não falta. Isso pode se encaixar em várias outras situações, até no universo automotivo. O tempo fez bem para o Nissan Versa. E como fez! Principalmente na linha 2024, que acaba de chegar reestilizada ao Brasil, mas ainda sem motor turbo, algo que não acontece com os principais rivais.
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Há três anos o sedã era um dos mais feios do segmento (alô, Etios!) e, mesmo com a relatividade da beleza, é difícil alguém negar. O tempo passou, o Versa mudou e chegou à linha 2024 com o visual mais ousado do que nunca. Importado de Aguascalientes, no México, o sedã continua à venda em três opções: Sense (R$ 105.190), Advance (R$ 114.290) e Exclusive (R$ 126.590), a versão deste teste. Se quiser saber qual versão tem o melhor custo-benefício, clique aqui.
Nissan Versa Exclusive, como o nome já diz, têm detalhes exclusivos em relação às outras versões do sedã
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No visual, o Versa 2024 abandona o formato de “V” cromado na dianteira e adota uma grade maior, na cor preta e com as extremidades prateadas, ganhando um aspecto mais ousado e agressivo, já que o sedã sempre teve um design mais conservador.
O novo logotipo da marca também está presente. Na traseira as lanternas continuam as mesmas, só há alteração na parte inferior do para-choque.
O motor não muda na nova linha: permanece o velho conhecido 1.6 aspirado de até 113 cv e 15,3 kgfm de torque. O câmbio automático CVT, que simula seis marchas, também é o mesmo. E esse é o calcanhar de aquiles do carro. Os rivais mais vendidos têm ao menos uma versão turbinada, como o Volkswagen Virtus, o Chevrolet Onix Plus e o Hyundai HB20S.
Confira abaixo a tabela com as respectivas versões turbo dos rivais, lembrando que o Virtus têm duas opções de 1.0.
Motor e câmbio
A única exceção é o Fiat Cronos, mas ele é o sedã mais barato do Brasil (R$ 84.790). Devo lembrar que na Tailândia, onde é vendido com o nome Almera, o Versa tem opção de propulsor 1.0 turbo — que cairia muito bem aqui.
As dimensões permanecem as mesmas, e são generosas: 4,49 metros de comprimento, 1,46 m de altura, 1,74 m de largura, 2,62 m de entre-eixos e capacidade para 482 litros no porta-malas. Sentado no banco traseiro, o espaço para as pernas é muito bom, até para uma pessoa alta, como é o meu caso (tenho 1,87 m). Entretanto, sobre a cabeça eu já não posso dizer o mesmo, pois o caimento da coluna C — que dá um belo aspecto visual do lado de fora — atrapalha, e muito, o conforto.
Dimensões
Se for viajar atrás e tiver mais de 1,80 m, um incômodo torcicolo pode aparecer. E olha que a Nissan diz que o forro do teto foi trocado para aumentar o espaço interno.
A marca também aumentou o espaço para os ombros no banco do motorista — isso sim garante ótimo conforto e ergonomia. Nessa versão topo de linha, os bancos e a parte central do painel podem ser em dois tons: sempre cinza escuro predominante mesclado com branco ou azul. Com o carro em movimento dá para sentir o conforto típico de um sedã com muito menos rolagem de carroceria do que um SUV, por exemplo.
Nissan Versa 2024 pode ter o interior em dois tons na versão mais cara, a Exclusive
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Como sempre exalto nos veículos da Nissan, o trabalho da suspensão é ótimo para encarar o dia a dia na cidade. De acordo com a marca, foi feito um leve ajuste em relação à linha 2023 com o objetivo de transferir menos ruído para a cabine.
Há também outras melhorias para o isolamento acústico: os vidros dianteiros são mais espessos e o capô recebeu uma manta especial. De fato, o isolamento é bom, mas o carro tem uma coisa, em especial, que incomoda demais: o câmbio.
Nissan Versa é conhecido por ter um bom espaço interno e de porta-malas
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O problema do Versa é muito mais a transmissão CVT do que propriamente o antigo motor 1.6 aspirado. Em questão de desempenho ele até que vai bem; claro que se fosse turbinado seria mais agradável, principalmente em baixas velocidades. Mas o que realmente traz desconforto é o câmbio CVT, que trabalha com rotações altas sem a menor necessidade e, mesmo com os ajustes para reduzir ruídos, consegue deixar seu desagradável som presente na cabine de forma exagerada.
Preços (somente das opões com motor turbo dos rivais)
Na estrada a situação fica ainda pior, principalmente na hora de fazer ultrapassagens, pois chega a dar aflição as rotações tão elevadas para cumprir tarefas que não precisam disso. Essa talvez seja a principal diferença para os seus rivais e o que mais o Versa fica devendo: um casamento saudável entre motor e câmbio. HB20S, Onix Plus e Virtus, mesmo com suas ressalvas, têm relacionamentos muito mais agradáveis neste sentido.
Em relação ao consumo, com etanol o Versa faz 7,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na rodovia. Com gasolina os números vão para 11,5 km/l e 14,7 km/l, respectivamente. Os números são do Inmetro.
Nissan Versa 2024 mantém um ótimo conforto de suspensão característico dos carros da marca
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Quando o assunto são os equipamentos de série, o Versa vai muito bem. A Sense já tem seis airbags, piloto automático, central multimídia com tela de 7 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, controles de tração e de estabilidade, alerta de colisão frontal, frenagem de emergência e assistente de partida em rampa.
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A Advance acrescenta carregador de celular por indução e câmera com visão 360°. A Exclusive, além de tudo isso, traz ar-condicionado digital, central multimídia com tela de 8 polegadas, faróis de LED, spoiler traseiro, rodas de liga leve aro 17, alerta de tráfego cruzado traseiro e monitoramento de ponto cego.
Nissan Versa 2024 continua com o motor 1.6 aspirado sem nenhuma opção turbinada na gama
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A Nissan fez tudo certo nos últimos anos: transformou o visual, não deve em tecnologia para nenhum rival e o preço é bem competitivo.
O Versa vive seu auge e, mesmo não sendo turbinado e com seu chato câmbio CVT que traz desvantagem contra os seus rivais, entra na primeira prateleira de boas opções de sedãs compactos. Beleza não põe mesa, mas pelo menos agora ela joga a seu favor.
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