Marca japonesa terá caminhonete anti-Toro feita na Argentina junto à Renault Niagara A Renault anunciou nesta semana um investimento de US$ 350 milhões (R$ 1,9 bilhão) na fábrica de Córdoba, na Argentina, para produzir uma nova picape de porte intermediário com capacidade de carga de 500 kg. Será a Renault Niagara, que terá uma “irmã gêmea” da Nissan.
A caminhonete da marca japonesa é fruto de um aporte de R$ 2,8 bilhões anunciado no ano passado para a produção de dois produtos. Conforme apurado por Autoesporte, um deles será o X-Trail, um SUV médio híbrido na mesma categoria do Jeep Compass. O outro, a picape intermediária que tem o lançamento previsto para 2027.
Renault Niagara dará origem á picape da marca francesa e da Nissan
Divulgação
O objetivo deste investimento é aumentar a participação da Nissan no mercado brasileiro para 7%. Isso representaria mais do que o dobro do market share atual da montadora japonesa, que é de 3,4%.
A dupla vai usar a mesma plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP) adotada no Kardian feito no Brasil e terá o visual inspirado no conceito Niagara, apresentado no ano passado. O protótipo tem tração 4×4 e motor híbrido, mas outros detalhes sobre sua mecânica não foram divulgados.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
A versão da Nissan terá novos elementos visuais, provavelmente seguindo o padrão da nova geração do Kicks, com faróis em barras.
Projeção mostra como pode ser a picape intermediária da Nissan
Projeção Kleber Silva/KDesignAG
Segundo a Renault, essa base comporta veículos de 4 a 5 metros de comprimento, 2,60 m a 3,00 m de entre-eixos e tem possibilidades de tração dianteira ou 4×4. É esperado que a futura picape se aproxime das medidas máximas da plataforma.
Além disso, as picapes poderão vir com motores só a combustão (gasolina ou flex), além de configurações eletrificadas. A marca inclusive já testa as duas variantes no Brasil: híbrida plena ou leve.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More