Versão de entrada tem câmbio manual, motor 27 cv menos potente e preço convidativo Enquanto as novas caminhonetes ficam mais modernas e se inspiram nos automóveis, a Nissan Frontier S, versão de entrada da “bruta”, mira um tipo de picapeiro que não faz questão de andar na cidade, pouco se importa com uma central multimídia e não abre mão do câmbio manual.
A Frontier S (R$ 245.090) é a versão mais em conta da picape e tem câmbio manual de seis marchas. Completam o catálogo os modelos SE (R$ 267.690), Attack (R$ 275.790), XE (R$ 291.890), Platinum (R$ 324.990) e Pro-4X (R$ 324.990), todos com transmissão automática de sete marchas.
O visual da Frontier é agradável para uma versão “pé-de-boi”. A Nissan destaca bastante a grade frontal pintada de preto. As lanternas fumê também são charmosas e contrastam bem com a carroceria.
Detalhe da grade preta e das lanternas fumê da Frontier 2023
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Na traseira, o nome da Frontier aparece impresso em baixo relevo na tampa da caçamba. Não há santantônio e capota marítima entre os itens de série, mas os acessórios podem ser adquiridos nas concessionárias.
Estribo, ar-condicionado automático e central multimídia? Nada disso. A Frontier S só tem alças internas para facilitar o acesso, ventilação de apenas uma zona (mas com saídas para os ocupantes do banco traseiro) e um rádio simples com Bluetooth, auxiliar e MP3 controlado pelo volante multifuncional.
Nissan Frontier é bem resolvida no design da traseira
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O interior não poderia ser mais simples. O único acabamento que adiciona certo requinte é do volante multifuncional, que tem um detalhe que imita aço escovado e o mesmo desenho do Kicks, ainda que em aro maior . O resto do painel é formado por plástico duro cinza-escuro, sem muitas variações de texturas.
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O painel de instrumentos tem uma tela generosa para uma versão de entrada e inclui computador de bordo, monitoramento de pressão dos pneus e informações sobre óleo, nível da água e outros componentes. Abaixo dos controles do ar-condicionado, a Nissan instalou uma chave giratória para selecionar a tração.
Painel da Frontier é simples e não tem variedade de materiais
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A Frontier S oferece tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, mas não tem modos de condução. Este recurso surge na picape a partir da versão Attack e melhora o comportamento do controle de estabilidade na terra, lama, cascalho e areia.
Todas as versões da Frontier têm o mesmo motor 2.3 turbodiesel. Mas foi só em 2022 que a Nissan passou a usar duas turbinas na versão de entrada. Ainda assim, potência e torque são mais baixos: 163 cv a 3.750 rpm e 43,3 kgfm a 1.500 rpm. A configuração S é a única em que ele é acoplado ao câmbio manual.
Nissan Frontier S
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A Frontier S é um caminhão, mas no bom sentido. O motor diesel é barulhento e transmite as vibrações para dentro da cabine, a ponto de o motorista sentir a tremedeira no volante e na alavanca de câmbio.
O câmbio manual tem engates longos, mas precisos e suaves. Mesmo assim, é cansativo dirigir uma picape deste porte na cidade, ainda mais trocando as marchas. Graças ao torque cheio disponível a apenas 1.500 rpm (uma das vantagens do biturbo), a Frontier é daquelas picapes que podem sair da inércia na segunda marcha, sem fraquejar.
O motorista dificilmente terá de engatar a sexta marcha rodando na cidade. Em trajetos rodoviários, no entanto, ela é o curinga para melhorar o conforto e reduzir as vibrações do motor.
Outra característica marcante da Frontier é o conforto na cabine. Na comparação com a Chevrolet S10, a picape japonesa feita na Argentina é mais suave. Isso se deve ao bom acerto de suspensão, que filtra as “quicadas” que tanto desagradam.
Nome da Frontier está impresso diretamente na tampa da caçamba
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Segundo o Inmetro, a Frontier S pode marcar 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, sendo a versão mais econômica da picape disponível no Brasil. A “bruta” também vai de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e pode atingir 180 km/h, de acordo com a Nissan.
O tanque de combustível da Frontier comporta 73 litros de diesel, proporcionando autonomia de quase 800 km em um trajeto totalmente rodoviário. A caçamba pode levar 1.054 litros e 1.032 kg de carga. Por fim, a capacidade de reboque é de 2.800 kg.
A Frontier S é simples, porém extremamente competente no que se propõe. Considerando um cliente que roda mais no campo do que na cidade, a picape entrega uma experiência convincente e confortável. Itens como seis airbags, computador de bordo e saídas de ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro não deixam mentir.
Agora, se a intenção é dirigir na cidade, talvez seja interessante investir uma grana e comprar a Frontier SE automática, que custa R$ 267.690. Ainda que o câmbio seja bem calibrado, dirigir uma picape manual por várias horas é desgastante.
Ficha técnica – Nissan Frontier S
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