Robô Corleo, veículo conceitual da divisão de robótica da Kawasaki, é extremamente peculiar e parece uma mistura de motocicleta e cavalo A Kawasaki é conhecida, principalmente, por suas motocicletas. Pouca gente sabe, porém, que a companhia tem uma divisão de robótica, que desenvolve inúmeras soluções — inclusive de mobilidade. A última delas tem, no entanto, peculiaridade que vale destaque aqui em Autoesporte: é um veículo que troca as rodas por “patas”.
Pois é. Se você acha que já viu de tudo é porque ainda não teve um vislumbre da gloriosa Kawasaki Corleo. O conceito parece mais um mix entre moto e cavalo — e por incrível que pareça, não se trata de uma piada tardia de 1° de abril. Tal qual o equino, por exemplo, o banco é similar a uma sela e temos algo parecido com rédeas no guidão.
Só que no caso desse veículo conceito o buraco é mais “abaixo”. Ao contrário, por exemplo, de uma usual Kawasaki Ninja, a Corleo tem quatro patas, com cascos de borracha antiderrapante. As pernas, no entanto, não se assemelham às de um cavalo, mas sim de um animal bem menor: um lobo ou tigre, por exemplo.
Kawasaki Corleo é capaz de saltar e correr por terrenos acidentados
Divulgação
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Já a movimentação da Corleo, como você pode notar no vídeo abaixo, lembra a de um felino. O conceito tem, ao menos na demonstração, a destreza e a agilidade de uma leoa. Mas a força aqui não advém do fôlego absurdo dessas exímias caçadoras, mas sim de um propulsor a hidrogênio de 150 cc.
O motor envia força para movimentar cada uma das pernas do quadrúpede. Desse modo, a Kawasaki Corleo é capaz de andar, correr e até mesmo pular em vários tipos de terreno — até mesmo nos mais acidentados. O veículo é controlado por meio de movimentos do corpo do piloto, que desloca seu peso a fim de realizar manobras. O condutor pode ainda “domar” o produto pelas rédeas, que, assim como os estribos, têm sensores.
Painel da Kawasaki Corleo mostra informações acerca do terreno ao piloto
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De acordo com a fabricante, a Corleo tem ainda análise em tempo real do terreno, e apresenta informações detalhadas para o piloto. Assim, até mesmo iniciantes terão facilidade de guiar o intuitivo veículo. Isso é o que a Kawasaki diz.
No entanto, não espera que essa fera entre em produção dentro de poucos anos. O modelo foi criado a fim de evidenciar os planos da Kawasaki em introduzir propulsores a hidrogênio em suas motocicletas a partir da próxima década. Mas olha. Que dá vontade de domar a Corleo, ah, dá.
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