Foram 20 horas para construir a miniatura de 49 cm – trabalho de cinco dias que mais parece diversão Desde criança, sou fã da Lego e das inúmeras possibilidades de criação que as pecinhas plásticas coloridas proporcionam. Até por isso, os olhos brilharam quando as duas gigantescas caixas contendo as versões Lego de Ferrari Daytona SP3 e Mercedes-Benz Zetros 4×4 chegaram à redação. Montar as duas miniaturas representaria um desafio – mas daqueles que dão gosto e divertem.
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Começando pela Ferrari, são exatas 3.778 peças que, juntas, compõem a miniatura de 49 cm em escala 1:8 do superesportivo italiano. Se os R$ 4.599 do preço oficial impressionam, o nível de detalhamento da reprodução também. Tal como na versão real, as portas têm abertura no estilo tesoura e o porta-malas traz as mesmas proporções (em escala).
Volante com o emblema da Ferrari é inspirado em modelos antigos de competição
André Paixão/Autoesporte
A réplica do motor V12 tem pistões e virabrequim móveis e o câmbio de oito marchas pode ter as relações ajustadas por uma minúscula alavanca no console central. Até mesmo os braços sobrepostos da suspensão funcionam de forma similar aos da Daytona “de verdade”.
Se a parte externa da carroceria reproduz o vermelho tradicional da fabricante italiana, as peças que não são visíveis têm cores das mais variadas. E isso é proposital, como explica Aurelien Rouffiange, designer sênior da Lego Technic.
Ferrari Daytona SP3 feita pela Lego tem peças coloridas na estrutura, mas não na parte visível
André Paixão/Autoesporte
“Quanto mais coloridos forem os elementos, mais fácil será encontrá-los na pilha ou garantir que você não tome uma forma semelhante que levaria a um possível erro de construção e o forçaria a recuar vários passos”. Uma pena que, após a montagem finalizada, elas fiquem ocultas.
Alguns números da nossa jornada. Foram cerca de 20 horas de trabalho divididas em cinco dias. Cada um dos dois livros que formam o manual de instruções tem cerca de 400 páginas. São quase 1.300 passos divididos em sete módulos (pneus e rodas são a última etapa).
Motor V12 da Ferrari Daytona SP3 da Lego traz pistões móveis e virabrequim funcional
André Paixão/Autoesporte
Ao todo, as milhares de pecinhas são embaladas em 49 sacos plásticos de tamanhos variados. Segundo Rouffiange, várias delas foram feitas sob medida para a Daytona SP3.
“O carro ainda estava em desenvolvimento na sede da Ferrari, por isso não era fácil saber todos os detalhes. E também não era possível encontrar imagens ou vídeos. Por isso, eles tiveram de compartilhar arquivos ultrassecretos conosco”, conta.
Daytona SP3 ainda estava em desenvolvimento na Ferrari quando a Lego iniciou o projeto da réplica
Divulgação
Ficou curioso para saber se sobraram peças? Sim. Cerca de 35. Mas garanto que a montagem foi correta. Confira o processo no vídeo abaixo:
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