Fabricante também trará concorrente da RAM 1500 e da Chevrolet Silverado e sucessor do Territory Prestes a completar dois anos que fechou suas fábricas no Brasil e se tornou importadora, a Ford tem planos ambiciosos para o mercado local em 2023. A montadora anunciou nesta semana que irá lançar 10 veículos ao longo do ano que vem, incluindo um esportivo, a 1ª picape híbrida do país e um utilitário elétrico.
A seguir, Autoesporte te conta quais serão os carros, caminhonetes e utilitários que vão pintar por aqui nos próximos meses.
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Maverick híbrida
Segundo a Ford, a Maverick pode marcar até 17,9 km/l na cidade e rodar até 960 km.
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Logo no início do ano que vem, a Maverick híbrida será lançada no mercado. Vale lembrar que caminhonete intermediária foi lançada neste ano no Brasil, porém na versão a combustão Lariat FX4. A configuração eletrificada troca o motor 2.0 turbo de 253 cv pelo 2.5 de 164 cv combinado a um propulsor elétrico de 128 cv. Juntos, produzem 193 cv, enviados apenas para as rodas dianteiras por meio de um câmbio CVT.
Pela proposta urbana, as versões híbridas da Maverick têm somente tração dianteira. Segundo a Ford, a picape pode marcar até 17,9 km/l na cidade e rodar até 960 km.
Nova Ranger
Ford Ranger poderá receber um V6 3.0 turbodiesel mais potente que o atual 3.2
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Carro-chefe das vendas da Ford, a Ranger será renovada. A nova geração da picape segue o design das “irmãs” Maverick e F-150, com linhas mais retas, faróis em C e luzes de LED matriciais. Entre as novidades da cabine estão quadro de instrumentos digital e central multimídia de até 12 polegadas na vertical.
Sob o capô, a Ranger poderá receber um V6 3.0 turbodiesel mais potente que o atual 3.2, assim como configurações equipadas com o 2.0 de quatro cilindros.
F-150
Ford F-150 concorrerá com RAM 1500 e Chevrolet Silverado
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Dá para cravar que 2023 será um ano agitado no segmento das picapes grandes. Assim como a Silverado, a F-150 chegará ao Brasil para tentar segurar as vendas da RAM 1500. A picape da Ford é veículo mais vendido nos Estados Unidos há décadas e, atualmente, é oferecido em oito opções de acabamento e cinco de motor a combustão: V6 3.3 de 290 cv, V6 2.5 EcoBoost de 325 cv, V6 3.5 Ecoboost com 375 cv ou 450 cv e V8 5.0 de 395 cv.
Mustang Mach E
Ford Mustang Mach E produz até 480 cv na versão de topo
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Apresentado globalmente no final de 2019, o Mach E leva o prenome do icônico esportivo, mas não se trata de uma versão elétrica do Mustang, cuja nova geração, inclusive, passou bem longe da eletrificação. No entanto, herda elementos do muscle car e comportamento no asfalto digno de um esportivo. Confira aqui o nosso teste.
Nos Estados Unidos, SUV é oferecido em quatro versões, com potências variando entre 266 cv e 480 cv. Da mesma forma, a autonomia também muda conforme a configuração. O menor alcance é de 340 km, mas pode chegar a 505 km.
A Ford não confirmou qual versão do Mach E virá ao Brasil, mas se tivéssemos de fazer uma aposta, diríamos que vai importar a opção mais completa, potente e cara, a GT. Com tração integral, ela é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, mais rápido do que o próprio Mustang Mach 1 oferecido atualmente no país.
Equator Sport
Ford Equator Sport substituiu o Territory em alguns mercados
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Na imagem que anuncia os lançamentos para 2023, a Ford acabou escondendo três veículos. Um deles, é o Equator Sport, SUV que já roda em testes no Brasil e poderá substituir o Territory, utilitário cujas vendas nunca empolgaram.
O Equator Sportfoi desenvolvido na China e é um pouco maior do que o Territory. No entanto, o SUV mais novo acompanha um motor um pouco mais potente: o 1.5 turbo a gasolina gera 170 cv e 26,5 kgfm. O câmbio é automático de dupla embreagem com seis marchas.
Por dentro, o carro se destaca pelo quadro de instrumentos e central multimídia integrados em uma única peça. O console central é elevado e traz o seletor de marchas rotatório.
Bronco
Ford Bronco poderá chegar ao Brasil na preparada para off-road extremo Raptor
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Esqueça do Bronco Sport vendido por aqui desde 2021. O Bronco, sem sobrenome, está mais para um jipão com foco no mesmo mercado do Jeep Wrangler. Lá fora, ele é vendido em dois tipos de carroceria, de duas ou de quatro portas.
Ambos podem sair de fábrica com duas motorizações: 2.3 de 4 cilindros e 270 cavalos ou V6 de 2.7 litros e 310 cv. Há opções de câmbio manual de 7 marchas ou automático, de 10 marchas.
Há chance ainda da Ford trazer a versão mais brutal do Bronco, a Raptor, desenvolvida pela divisão de alta performance da marca. A fabricante afirma que o jipão consegue escalar pedras e até percorrer dunas em altas velocidades. Ele utiliza o motor V6 3.0 biturbo capaz de entregar 424 cv e 60,8 kgfm, o mesmo que equipa a Ranger Raptor.
O terceiro veículo dentre os lançamentos “desconhecidos” para o próximo ano se assemelha ao Bronco Sport, que já é comercializado por aqui. Dessa forma, poderá pintar uma nova versão ou edição especial do SUV no mercado.
Família Transit
Ford E-Transit tem motor de 269 cv e 43,9 kgfm no eixo traseiro.
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O furgão Transit, lançado em junho, ganhará novas versões por aqui. A começar pela configuração elétrica, batizada de E-Transit. O comercial irá concorrer diretamente com o Citroën Ë-Jumpy, Peugeot e-Expert e JAC iEV750V. O furgão elétrico é equipado com o motor de 269 cv e 43,9 kgfm no eixo traseiro.
Ele leva um pacote de baterias de íon-lítio de 68 kWh que garante uma autonomia de até 202 km. Para recarregá-lo, é necessário esperar de 8 a 12 horas em fontes de carga alternada AC. Em fontes de recarga rápida DC, 35 minutos garantem até 80% da carga da bateria. A Ford ainda não revelou qual versão da E-Transit vai importar ao Brasil.
Além da versão elétrica, a Transit a combustão terá uma configuração com câmbio automático de dez marchas, que chegará já no primeiro semestre de 2023 nas carrocerias Minibus de 15 ou 18 passageiros e vidrada, além de furgão longo. Com isso, será a primeira van com câmbio automático do mercado brasileiro.
Para finalizar, a última novidade prevista para o segundo semestre do próximo ano é a Transit Chassi, que será oferecida nas versões de Peso Bruto Total de 3.500 kg – que pode ser dirigida por quem tem CNH da categoria B – e 4.700 kg. Essa categoria é ideal para implementação, ou seja, para adaptá-la com baú de carga, guincho e transporte de animais, por exemplo.
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