Vice-presidente confirmou que a marca monitora o país de perto e quer fazer investimentos locais Mais uma fabricante chinesa pode desembarcar no Brasil nos próximos anos. A XPeng diz que monitora o mercado latino-americano para vender seus carros elétricos — em especial, Brasil e México, que têm os maiores volumes de vendas na região.
Quem confirma a informação é Brian Gu, vice-presidente da XPeng, à Bloomberg TV. A empresa chinesa diz estar “monitorando de perto” os mercados brasileiro e mexicano, e afirma que novas investidas vão exigir investimentos locais. Não há uma data para o início das operações, tampouco uma estratégia para as vendas no país.
XPeng G9 é concorrente do futuro Volvo EX60
Divulgação
Além da América Latina, a XPeng quer expandir sua presença na Europa. A medida é uma reação às recentes tarifas impostas nos Estados Unidos pelo presidente Donald Trump. Marcas chinesas buscam expandir suas operações para outros mercados, já que a indústria americana se fechou.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
A montadora chinesa produziu 190 mil veículos em 2024 e, no ano anterior, teve faturamento de US$ 4,22 bilhões (cerca de R$ 27 bi em conversão). A China continua sendo o principal mercado da XPeng, seguido pelo Sudeste Asiático, onde tem operação robusta.
Conheça a XPeng
XPeng P7 concorre com o Tesla Model 3 e está registrado no Brasil
Divulgação
Fundada em 2014, a XPeng surgiu da aliança de executivos de várias empresas chinesas — entre elas a Alibaba, plataforma de e-commerce, e a Xiaomi, que produz celulares e notebooks. Ainda em sua primeira década, abriu os primeiros escritórios fora da China, na Califórnia (EUA) e Munique (Alemanha).
Initial plugin text
Seu catálogo atualmente oferece seis modelos: os SUVs G3i, G6 e G9; os sedãs P5 e P7 (este último foi registrado no Brasil); e a minivan X9. Portanto, ao que tudo indica, a XPeng chegaria ao Brasil para atacar um segmento de luxo, oferecendo veículos tão equipados quanto os modelos de marcas alemãs, mas por cifras inferiores.
A XPeng tem posicionamento premium e concorre diretamente com Denza e Zeekr. Sua estratégia consiste não apenas na eletrificação, mas também na conectividade. Todos os carros incorporam algum nível de automação e podem rodar sem qualquer intervenção do motorista. Além disso, os veículos oferecem sistema de inteligência artificial, que atua como assistente pessoal e ajuda no gerenciamento do próprio carro.
Cabine do XPeng P7 tem grande central multimídia controlada por inteligência artificial
Divulgação
Recentemente, a XPeng anunciou parceria com a Volkswagen na China. As marcas vão compartilhar novas tecnologias e, inclusive, pretendem desenvolver uma plataforma juntas. A expectativa é que os primeiros frutos da colaboração surjam a partir de 2026.
Ao menos por enquanto, a XPeng apenas começou a sondagem do mercado latino-americano. A marca busca funcionários para iniciar sua operação e iniciar os testes dos veículos por aqui.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More