Comportamento tende a aumentar o consumo de combustível e fazer com que os veículos rodem menos no modo elétrico Em crescimento no Brasil, os carros híbridos do tipo plug-in (que precisam ser recarregados na tomada) venderam mais de 10 mil unidades em 2022 no país. O grande chamariz do segmento é a maior economia de combustível, uma vez que o veículo usa a energia elétrica em boa parte do tempo.
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Porém, um estudo recente do Conselho Internacional do Transporte Limpo (ICCT) aponta que o cidadão norte-americano dono de um veículo híbrido plug-in roda de 25% a 65% a menos no modo elétrico (que não gasta uma gota de combustível sequer) do que as especificações do carro permitem.
Além disso, a pesquisa mostra que os híbridos plug-in costumam consumir até 67% a mais de combustível do que o estabelecido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), órgão responsável por mensurar o consumo e autonomia dos veículos no país.
Primeiro posto elétrico do Brasil foi inaugurado em dezembro de 2022 e fica em São Paulo (SP)
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Um dos motivos para o alto consumo de gasolina nos híbridos plug-in, portanto, é que a bateria elétrica do carro não é carregada periodicamente. Assim, a carga acaba e a bateria não consegue fornecer energia para o motor elétrico. Como o carro não consegue rodar no modo elétrico, cabe ao sistema usar somente o motor a combustão.
Para estimular os motoristas a carregarem seus veículos e diminuir o consumo de gasolina, o estudo sugere que leis estipulem que carros híbridas tenham uma quilometragem mínima no modo elétrico, tamanho máximo do tanque de combustível, bem como benefícios aos consumidores que tiverem um ponto de recarga doméstico.
Já para as fabricantes, aconselham que elas estimulem os consumidores a instalarem pontos de recarga em suas casas e ofereçam descontos na compra de carros híbridos plug-in.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid é o primeiro carro híbrido que carrega na tomada fabricado em território nacional
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Carros eletrificados no Brasil
Apesar da venda de carros híbridos e elétricos no Brasil bater recordes de venda ano a ano, a participação no mercado de veículos zero-quilômetro ainda é baixa e chegou a apenas 1,7% em 2022, de acordo com a Anfavea ( Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Dentre os cinco veículos híbridos mais vendidos, apenas dois precisam carregar na tomada. São eles o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid, que emplacou 1.941 unidades, e o Volvo XC60, que licenciou 1.879 exemplares.
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