Linha de produção da extinta Packard foi fechada em 1956 Nos últimos anos, algumas fábricas de carros foram fechadas no Brasil, incluindo três da Ford e uma da Toyota. Até agora, a marca americana tenta vender a unidade de Camaçari (BA) e a fabricante japonesa busca interessados no terreno em São Bernardo do Campo (SP). Mas imagine que, em Detroit, no berço da indústria automotiva dos Estados Unidos, uma gigantesca fábrica ficou abandonada por quase 70 anos.
Veja também
O local ainda ganhou o nada simpático título de “maior fábrica de carros abandonada do mundo”. Essa é a história da fábrica da Packard localizada a poucos quilômetros do centro de Detroit e que teve as operações encerradas em 1956. De lá pra cá, o terreno de mais de 350 mil metros quadrados se deteriorou, passou por diferentes donos até, finalmente, começar a ser destruído no início de 2023.
Na última semana, as máquinas da prefeitura começaram a trabalhar no local. Vídeos com parte do processo já circulam na internet.
Antiga fábrica da Packard teve as operações encerradas em 1956
Getty Images
A demolição só está sendo realizada porque a prefeitura de Detroit tomou o terreno da antiga fábrica da Packard. Isso porque o antigo dono, o empresário peruano Fernando Palazuelo estava devendo cerca de US$ 1,5 milhão em impostos, multas e outros tributos.
Palazuelo havia comprado as instalações abandonadas em 2013 com a promessa de revitalizar o local. Porém, os projetos nunca saíram do papel. Em abril de 2022, a cidade já havia alertado o proprietário de que os enormes prédios representavam um risco para a segurança da população. Porém, não houve qualquer mudança de atitude.
Antiga fábrica da Packard, abandonada há quase 70 anos de Detroit
Getty Images
Agora, a prefeitura diz que vai derrubar praticamente todos os prédios restantes, que se encontram em basicamente em ruínas. Apenas a ala dianteira será poupada, com a promessa de que o edifício será transformado em um memorial à história da fábrica.
A fábrica da Packard no coração de Detroit abriu as postas 120 anos atrás, em 1903. Na época, era considerada a maior e mais avançada linha de produção de veículos do mundo, com seus imponentes 80 prédios.
Antiga fábrica de carros da Packard em Detroit em foto de 1910
Getty Images
Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa produziu aviões de combate e motores. Porém, após o fim do conflito, a empresa não conseguiu acompanhar o ritmo das três vizinhas e gigantes locais, Ford, General Motors e Chrysler. As operações na fábrica de Detroit foram encerrados em 1956, e a Packard, de forma geral, fechou as portas dois anos depois.
Curiosamente, há uma fábrica da GM há poucas quadras das instalações da antiga concorrente.
Fábrica abandonada da Packard
Getty Images
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More