Lista contém SUV campeão de vendas e um dos modelos mais baratos em seu segmento O brasileiro está cada vez mais exigente em relação ao nível de segurança dos veículos. Tanto é que a legislação também exige cada vez mais das montadoras. E para aferir o nível de proteção dos automóveis, o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) testou dez modelos em 2024.
A iniciativa começou em 2010 e se tornou associação em 2014. O Latin NCAP garante isenção em suas avaliações, e diz utilizar “métodos de ensaio internacionalmente reconhecidos” para
Do total, três receberam 0 estrela, e três atingiram a nota máxima, de 5 estrelas. Autoesporte relembra cada um deles:
Citroën Aircross: 0 estrela
SUV de 7 lugares da Citroën zerou o teste de segurança
Latin NCAP
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Um dos carros mais acessíveis na categoria de SUVs de 7 lugares do mercado brasileiro, o Citroën Aircross obteve 0 estrela, destacando-se negativamente com baixa proteção geral e ausência de sistemas de assistência à segurança eficientes.
Renault Sandero/ Logan/ Stepway: 0 estrela
Outra fabricante com modelos que receberam resultados negativos foi a Renault. O trio Sandero, Logan e Stepway recebeu 0 estrela. Os veículos apresentaram desempenho ruim em proteção para adultos (33%) e sistemas de assistência (0%). Conforme os resultados, os problemas incluem estrutura instável e baixa proteção lateral.
Chevrolet Montana: 3 estrelas
Chevrolet Montana recebeu três estrelas em teste do Latin NCAP; apesar de oferecer seis airbags, não possui outros sistemas
Reprodução/Latin NCAP
A picape compacta recebeu um total de três estrelas após os testes do Latin NCAP. O veículo é equipado com 6 airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC), mas não conta com outros sistemas de segurança, como a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB).
Após os resultados, o Latin NCAP solicitou que a Chevrolet melhore a proteção infantil e adicione tecnologias de assistência ao condutor para elevar a classificação da Montana.
Chevrolet Tracker e Montana ficam mais potentes e melhoram consumo; entenda
Renault Kardian: 4 estrelas
Lançado esse ano, o SUV da Renault recebeu 4 estrelas
Latin NCAP
Lançado no Brasil em 2024, o Renault Kardian é um SUV compacto acessível em relação aos seus concorrentes. O veículo ganhou destaque como o Carro do Ano 2025 de Autoesporte e no quesito segurança também se demonstrou eficaz.
O modelo dispõe de 6 airbags e alcançou 83% de proteção para adultos e crianças, com destaque para sistemas de assistência à condução e boa proteção geral. No entanto, a proteção a pedestres ficou abaixo de 50%.
Toyota Corolla: 4 estrelas
Um dos carros mais tradicionais do mercado brasileiro perdeu uma estrela no último teste de segurança. A análise mais recente do Latin NCAP “rebaixou” o modelo de 5 para 4 estrelas, após auditoria e aplicação de um novo protocolo.
O resultado se deu devido a ajustes no sistema de proteção lateral e outras mudanças que impactaram a pontuação geral do sedã médio.
Toyota Corolla picape já tem data de chegada e pode aproveitar nome famoso
Comparativo: BYD King consegue roubar a coroa do Toyota Corolla híbrido?
Toyota Corolla 2025: preços, versões e equipamentos
Ford Ranger: 5 estrelas
Initial plugin text
A Ford fechou o ano com ótima notícia. A Ranger, picape média da marca, recebeu 5 estrelas da entidade.
O veículo, equipado com sete airbags e controle eletrônico de estabilidade obteve 93,11% na proteção para ocupante adulto, 89,80% para ocupante infantil, 74,77% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 92,01% na assistência à segurança.
Mitsubishi Triton: 5 estrelas
Mitsubishi L200 Triton é o primeiro veículo da categoria a receber nota máxima
Latin NCAP
Entre os veículos que tiveram destaque positivo está a picape Triton da Mitsubishi. A nova geração do automóvel foi a primeira caminhonete a alcançar pontuação máxima sob os protocolos mais rigorosos da entidade.
A avaliação foi realizada em versões de cabine simples e dupla, ambas equipadas com sete airbags e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo frenagem autônoma de emergência (AEB), assistência de manutenção de faixa e detecção de ponto cego.
Exclusivo: Mitsubishi desenvolve motor diesel híbrido para usar na Triton
Volkswagen T-Cross: 5 estrelas
Volkswagen T-Cross é o SUV compacto mais vendido do Brasil e recebeu nota máxima em teste de segurança
Divulgação/Latin NCAP
SUV mais vendido do mercado brasileiro em 2024, o Volkswagen T-Cross obteve 5 estrelas. A pontuação é consequência da aplicação dos sistemas de assistência avançada e proteção robusta para passageiros adultos e crianças.
Até o dia 10 de dezembro, o SUV da montadora alemã vendeu 77.014 unidades no mercado brasileiro, desbancando concorrentes como Chevrolet Tracker e Hyundai Creta, modelos que compõem o pódio dos utilitários esportivos mais emplacados esse ano.
BYD Dolphin Plus: 5 estrelas
BYD Dolphin Plus atingiu nota máxima no teste de segurança, com índices de mais de 90% de proteção para ocupantes
Reprodução
Para fechar o ano, o Latin NCAP divulgou os resultados do carro elétrico da BYD, o Dolphin Plus. Fabricado na China, o modelo recebeu a classificação de cinco estrelas. Ele é equipado de fábrica com 7 airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e sistemas avançados de assistência ao condutor.
Por conta disso, alcançou os seguintes índices: 92,60% na proteção de ocupantes adultos, 93,17% para crianças, 77,03% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas, e 85,17% em assistência à segurança. O resultado fez com que o BYD Dolphin Plus se tornasse o primeiro automóvel fabricado na China e o primeiro elétrico a obter cinco estrelas no Latin NCAP.
BYD Dolphin Plus é primeiro carro elétrico e primeiro carro chinês à receber nota máxima no Latin NCAP
Reprodução
Como o acordo entre Mercosul e União Europeia afeta a indústria de carros?
Salão do Automóvel 2025 tem 14 marcas interessadas e até carro voador
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More