Trio de novidades já pode ser encomendado, mas chega ao país no início de 2023 Reforçando sua jornada pela eletrificação no país, a JAC Motors traz dois modelos inéditos, uma van de passageiros e um caminhão, além de novidades para a sua picape média ao mercado brasileiro. Todos elétricos, é claro.
JAC E-JP 8 tem agora 204 cv e recebe airbags frontais de série
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Vamos começar pela renovação da picape já conhecida por aqui. No visual, pouca coisa mudou, há apenas um novo santantônio com o nome da marca em destaque. Mesmo por dentro o carro é exatamente o mesmo. Mas o nome, por sua vez, está diferente (nem por isso ficou muito menos complicado): passou de iEV330P para E-JP 8 – se os 330 se referiam ao antigo torque de 330 Nm (ou 33,7 kgfm), a nova nomenclatura já não faz muito sentido.
Há diferenças, porém, que fazem com que o modelo seja tratado como nova versão (não chega a ser uma nova geração, como a JAC quer anunciá-lo): o motor saiu do cofre dianteiro e foi parar no eixo traseiro (ou seja, agora a tração também é traseira).
Motor passou do cofre dianteiro para o eixo traseiro
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A capacidade da bateria, que era de 67,2 kWh, foi levemente reduzida para 65,3 kWh, e o torque foi de 33,7 kgfm para 30,1 kgfm. Já a potência aumentou de 150 cv para 204 cv. A autonomia declarada, que era de aproximadamente de 320 km (no “generoso” ciclo NEDC), também diminuiu para cerca de 300 km.
Além disso, a E-JP 8 traz agora um importante equipamento de segurança que não estava presente no modelo anterior: airbag duplo (por ser considerado um veículo comercial, as bolsas infláveis não são obrigatórias).
JAC E-JP 8 tem agora airbag para motorista e passageiro, indisponível no modelo anterior
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A picape tem bom acabamento, ainda mais por ser um modelo destinado ao trabalho, e é espaçosa, graças aos mais de três metros de entre-eixos. Na caçamba, dá para levar até 840 kg de carga. O problema dos elétricos ainda é o preço elevado: ela custa R$ 369.990 – mais que uma Toyota Hilux GR-S (R$ 354.790), por exemplo.
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Outra novidade na gama da chinesa é a van E-JV 7L – nesse caso o nome até entrega o fato de ela ter sete lugares. É a versão de passageiros do furgão E-JV 5.5, com (sem surpresas) 5,5 m3 de capacidade, que foi lançado no final de julho (e está sendo entregue neste mês aos compradores).
JAC E-JV 7L é bastante espaçosa e tem amplo porta-malas de 1.980 litros
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O motor é o mesmo dos dois veículos, de 204 cv e 30,1 kgfm – mas a bateria de ambos tem 50,2 kWh (ou seja, apesar da mesma potência, há algumas diferenças técnicas em relação à picape). A autonomia, também no ciclo NEDC, é de 300 km.
Tivemos a oportunidade até de dar uma voltinha na van (que pode ser dirigida com CNH B). Apesar de o trecho de somente 2 km não oferecer os desafios de um dia normal em uma cidade grande, com subidas, valetas e trânsito intenso, deu para sentir que o modelo tem uma aceleração suave e progressiva (não espere os “coices” de um carro elétrico normal em arrancadas) e um bom equilíbrio ao rodar.
Van leva sete passageiros com conforto e tem bom acabamento
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Ela também é confortável por dentro, oferecendo bastante espaço para os seis passageiros que acompanham o motorista e também para as bagagens, já que o porta-malas comporta generosos 1.980 litros.
Na lista de equipamentos há airbag duplo, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, monitoramento de pressão nos pneus, sistema configurável de recuperação de energia pela frenagem, direção elétrica, ar-condicionado automático, trio elétrico, luzes diurnas de LEDs, entrada USB e central multimídia com tela de 10,25 polegadas.
Na lista de equipamentos há ar-condicionado automático e multimídia de 10,25″
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O preço é de R$ 319.900, um acréscimo de R$ 5.000 em relação ao furgão. As primeiras entregas estão programadas para março de 2023.
Por fim, depois de trazer caminhões elétricos mais leves ao mercado, a JAC vai arriscar com um modelo semipesado, com Peso Bruto Total (PBT) de 18 toneladas. Assim como os mais leves, o objetivo do E-JT 18 é oferecer às empresas uma alternativa de rodagem sustentável, especialmente àquelas que precisam neutralizar suas emissões como meta global, por exemplo.
JAC E-JT 18 pode rodar até 650 km quando vazio
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A vantagem da novidade é, além da maior capacidade de carga, um alcance maior, permitindo até que o caminhão possa percorrer trechos rodoviários. Chega a rodar até 650 km quando vazio, mas a autonomia fica em torno de 350 km com 11,4 toneladas de carga.
Caminhão semipesado vai custar mais de R$ 1 milhão
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A lista de equipamentos traz controles de tração e estabilidade, freio de estacionamento eletrônico, assistente de partida em rampa, banco do motorista com ajuste pneumático, ar-condicionado automático, câmera 360 graus, sistema de regeneração de energia das frenagens, luzes diurnas de LEDs, trio elétrico, sensor de estacionamento traseiro, entrada USB e central multimídia com tela de 12″.
Alimentado por uma bateria de 282 kWh, o motor elétrico desenvolve o equivalente a 225 cv de potência e 102 kgfm de torque. As primeiras entregas estão marcadas para 2023. O preço? R$ 1,1 milhão.
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