Compacto chinês foi o primeiro elétrico avaliado pela entidade; Mitsubishi Outlander, que não é vendido no Brasil, ganhou nota máxima O Latin NCAP, entidade independente que promove testes de colisão com veículos vendidos na América Latina e no Caribe, divulgou os resultados de sua última rodada de avaliações do ano nesta terça-feira (13).
Como de praxe, três modelos passaram pela bateria de testes: JAC E-JS1, Kia Sportage e Mitsubishi Outlander. Confira como cada um deles se saiu.
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JAC E-JS1
JAC E-JS1 foi o primeiro carro elétrico avaliado pela entidade
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Com apenas dois airbags frontais e sem controle eletrônico de estabilidade (ESC) na lista de equipamentos, o pequenino JAC E-JS1 obteve o resultado mais decepcionante da rodada, recebendo zero estrela. O compacto chinês foi o primeiro veículo elétrico a enfrentar o crivo do Latin NCAP.
Além dos testes tradicionais de impacto frontal, lateral, chicotada cervical e proteção de pedestres, houve ainda uma avaliação do sistema de corte de emergência para evitar riscos de choque elétrico, que não funcionou, segundo a entidade.
JAC E-JS1 passa pelo teste de impacto lateral do Latin NCAP
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E-JS1 atingiu 0% de proteção a adultos, 6,3% para crianças, 20,2% a pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 7% em assistência à segurança. Outra preocupação dos testes foi que a estrutura do carro é instável na frente e na área dos pés, oferecendo uma proteção torácica ruim e aumentando o risco de morte dos ocupantes. A avaliação foi realizada sem qualquer cooperação do fabricante.
“Como consumidores, somos muito gratos ao Latin NCAP, pois graças ao programa é possível detectar riscos à vida e integridade da população, como o representado pelo modelo JAC E10X [como o E-JS1 é chamado em outros mercados]. Estamos surpresos que uma empresa tão nova como a JAC tenha decidido apostar em uma segurança tão ruim para um veículo com o qual eles certamente estavam procurando expandir sua cobertura de mercado entre os veículos elétricos. Para o bem da população da América Latina e do Caribe, espero que estes resultados sirvam não apenas como um aviso para os consumidores, mas também para que a marca JAC melhore a segurança deste modelo e de todos os outros que ela oferece em nossos países”, disse Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.
Kia Sportage
Kia Sportage foi eleito o “Carro Premium do Ano 2023” pela Autoesporte
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Premiado como o “Carro Premium do Ano 2023” da Autoesporte, o Kia Sportage teve uma nota média, conquistando três estrelas. Lançado no Brasil no fim de julho, o SUV híbrido vem de série com seis airbags e ESC.
O modelo atingiu 82,3% de proteção para adultos, 71,6% para crianças, 47,6% para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 55,8% em assistência à segurança.
No Brasil, o SUV híbrido tem equipamentos de assistência ao condutor já na versão de entrada
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Por aqui, as duas versões oferecidas (EX e EX Prestige) trazem uma série de equipamentos de assistência ao condutor, como monitor de ponto cego, alerta de saída de faixa e frenagem de emergência, por exemplo – ainda que a lista da opção de topo seja mais completa. Mas nem todos os mercados oferecem as mesmas configurações, por isso o Sportage recebeu nota baixa nos itens de assistência à segurança.
Na Europa, onde o modelo é vendido com uma lista mais extensa de equipamentos, sua avaliação recebeu cinco estrelas. O SUV foi testado por decisão voluntária da Kia.
Mitsubishi Outlander
Mitsubishi Outlander pode ser vendido no Brasil a partir do ano que vem
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Apesar de não ser vendido no Brasil, o Mitsubishi Outlander foi o mais bem-sucedido na bateria de testes da entidade, recebendo cinco estrelas. A quarta geração do SUV, prometida para estrear por aqui em 2023, tem como itens de série sete airbags, além do ESC.
Na proteção para adultos, o modelo chegou a 90,5%, a 91,3% para crianças, 54,7% para pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 84,2% em assistência à segurança.
SUV teve bom desempenho em todos os teste de impacto do Latin NCAP
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O Outlander foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência, detecção de ponto cego e ESC. A avaliação também foi feita por decisão voluntária da Mitsubishi.
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