Táxis sem motoristas cometeram 589 infrações apenas em 2024, revelou jornal americano As máquinas ainda não são capazes de respeitar todas as leis de trânsito enquanto motoristas-robôs são testados em maior escala nos Estados Unidos. Este é o caso dos táxis autônomos do Google, em São Francisco, que já acumulam o equivalente a R$ 370 mil em multas.
Estacionamento em local proibido, obstrução de faixa de pedestres e desrespeito aos horários de limpeza urbana são algumas das infrações cometidas pelos táxis da empresa Waymo, que pertence ao Google. Segundo dados municipais obtidos pelo jornal The Washington Post, os veículos cometeram 589 infrações e acumulam US$ 65 mil em penalidades.
Carro autônomo do Google tem autorização para circular em três estados americanos
Divulgação
Um porta-voz da Waymo explicou ao jornal que as infrações ocorrem nos momentos de embarque e desembarque dos passageiros. Os carros autônomos são instruídos a tomar “a decisão mais segura possível”, mesmo que isso signifique parar em zonas proibidas por alguns segundos.
Carro autônomo do Google está sob investigação após incidentes nos EUA
Também há uma instrução para utilizar áreas de carga e descarga de caminhões em caso de congestionamento. Todas as multas foram pagas, garantiu a empresa.
Uso de táxis autônomos cresce nos EUA
A Waymo é uma entre várias empresas autorizadas a operar com táxis autônomos. Atualmente, três estados americanos permitem a presença dos veículos: Califórnia, Arizona e Texas. Há planos de expandir para outras regiões em 2025, como Flórida e Washington.
Sistema de radares do carro autônomo do Google é testado há pelo menos dez anos
Divulgação
Em sua maioria, os carros da Waymo são do modelo Jaguar I-Pace (apelidados de RoboTaxi). Para transporte coletivo, a empresa tem uma frota de vans da Chrysler. Os veículos receberam treze câmeras, seis radares, quatro sensores infravermelhos e até microfones para rodar sem um motorista. Além disso, o sistema de navegação recebe informações de GPS e atualizações de trânsito em tempo real. Utiliza-se até mesmo o recurso Street View, do próprio Google.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Os táxis autônomos são testados há pelo menos uma década nos Estados Unidos. No princípio, eram capazes de rodar somente em zonas delimitadas, como vizinhanças sem grande movimento ou nos campus universitários.
Vans da Chrysler com sistema do Google já são testadas há anos nos Estados Unidos
Divulgação
O sistema evoluiu ao ponto dos veículos não apenas entenderem que existe uma viatura ao lado, como também respeitarem os gestos que policiais fazem com as mãos. Os carros da Waymo ainda dão passagem a veículos de emergência, como ambulâncias e caminhões de bombeiros.
Sobre as infrações recentes, a Waymo diz que trabalha para aprimorar o sistema de condução autônoma. Tratando-se de uma tecnologia em estudo, as regiões que permitiram a presença dos táxis entendem que tais contratempos são comuns.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More